Veja itens essenciais para equipar a churrasqueira para os festejos da Copa

Durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, nada melhor do que um churrasco animado para recepcionar os amigos e familiares em casa. Por isso, trouxemos os itens essenciais que não podem faltar na sua área da churrasqueira. Confira!

FACAS – As facas são itens de máxima importância para a elaboração de um bom churrasco. O chef Istvan Wessel explica que o modelo mais adequado é o de aço forjado com lâmina de 20 a 25 cm ou de oito a dez polegadas. No momento da compra, observe, além do design e da aplicação, o tamanho da peça, a espessura da lâmina e o sistema de fixação do cabo.

TÁBUAS – Uma tábua firme e resistente é outro item imprescindível para quem pretende manipular carnes. O ideal é ter, no mínimo, duas peças: uma para preparo da carne crua e outra para cortar e servir o alimento já cozido.

ESPETOS – Entre os acessórios para churrasco, os espetos estão entre os mais importantes. “Para que a carne não vire, o melhor é o espeto em forma de V”, garante o chef Istvan Wessel. Dê preferência para os que têm hastes de aço inox. Ao escolhê-los, observe a necessidade de uso e principalmente o comprimento dos espetos em comparação ao tamanho da churrasqueira.

GRELHAS – Amplamente utilizadas no churrasco argentino e uruguaio, as grelhas estão no kit básico do churrasqueiro e são indicadas quando se quer assar a peça por inteiro, sem furá-la (o que pode ressecar a carne). Para escolher o melhor modelo, leve em conta o tamanho da churrasqueira e o tipo de carne que se quer preparar.

 COPOS – Copos e canecas, de cores e design variados, ajudam a compor a área da churrasqueira mais alegre e festiva.

CHURRASQUEIRA – Escolher a churrasqueira doméstica ideal não é tarefa tão fácil por causa dos inúmeros modelos disponíveis no mercado. O chef especializado em carnes, Istvan Wessel, indica os equipamentos em aço inox, os esmaltados a fogo e os de cerâmica. “As churrasqueiras que são simplesmente pintadas deixam um cheiro ruim quando a pintura queima”, alerta o chef.

ACESSÓRIOS – Pegadores e garfos trinchantes são acessórios que auxiliam a vida do churrasqueiro. Opte pelos itens com cabos ergonômicos que garantam conforto e segurança no momento do manuseio. Entre os pegadores, os mais indicados são os com hastes compridas de aço inox ou alumínio e pontas arredondadas.

Fonte: Por Juliana Nakamura, do UOL, em São Paulo