Veja dicas para escolher o guarda-roupa ideal

Armário com porta de correr é uma boa opção para espaços reduzidos

guarda roupa claro

Todo quarto precisa de um guarda-roupa, não importa o tamanho tem que ter um móvel para deixar as coisas mais organizadas.

Antes de escolher o guarda-roupa ideal é preciso ter em mente tudo o que será necessário ser guardado ali. “Fazer uma lista que inclua os tipos de peças de vestuário, tipos de calçados e acessórios e como queremos que sejam armazenados, ajuda nas definições das divisões internas do armário”, orienta a arquiteta Lilian Simões.

Modelos diferentes de guarda-roupa é o que não falta no mercado. O mais difícil é ecolher qual comprar. Alguns quartos possuem um bom espaço para colocar um móvel grande, mas outras têm espaços reduzidos e precisam ser bem planejados.

“Em um quarto pequeno temos que nos preocupar não só com os tipos de objetos a serem guardados, mas também com a escolha das cores e acabamentos, dando preferência para tons claros e até para a aplicação de espelhos, soluções que nos dão a percepção de um espaço mais amplo”, comenta a arquiteta.

guarda roupa pequeno

Para um quarto de até 10 m², Lilian recomenda o aproveitamento total da altura, a partir do chão até o teto. Além disso, a melhor opção é utilizar portas de correr para otimizar a circulação e facilitar a abertura das portas.

Mas e para um casal que possui um ambiente reduzido? “Neste caso temos que priorizar a as roupas e calçados no armário, deixando objetos e roupas de cama para serem armazenados em um outro local da casa ou em outras peças do mobiliário”, diz Lilian.

guarda-roupa

O design do quarto também tem a sua importância. Para a arquiteta, peças com muitos detalhes de acabamentos passam a impressão de um visual pesado. “Devemos dar preferência para um estilo mais clean, sem tanta mistura de materiais”, comenta.

Prateleira ou gaveteiro?

A escolha não precisa ser necessariamente por uma opção. Lilian diz que costuma mesclar entre prateleiras e gaveteiros em seus projetos.

“As gavetas são ideais para usarmos na parte inferior dos armários, pois permitem um acesso fácil para aquilo que ficou guardado, já que se projetam para fora do guarda roupa”, comenta a arquiteta.

Já as prateleiras são ideias para serem instaladas do meio para cima e são bem versáteis permitindo a guarda de diversos tipos de objetos desde bolsas, sapatos, roupas dobradas, roupas de cama e caixas organizadoras.

armário

 

Fonte: ZapImoveis