Veja dicas de como limpar eletrodomésticos sem danificá-los

Comuns nos lares, os eletrodomésticos como TVs, computadores, micro-ondas e geladeiras exigem cuidados específicos na hora de limpá-los. Para ajudar você nessa tarefa, o UOL Casa e Decoração reuniu dicas de limpeza, separadas por tipo de aparelho, que evitam danos e conservam a vida útil do eletro.

Regras gerais: antes de iniciar a higienização de qualquer tipo de aparelho eletrônico da casa, sempre o desligue da tomada como forma de prevenção contra choques elétricos. Limpe-os semanalmente ou no intervalo máximo de dez dias. Em relação às ferramentas de limpeza, uma orientação básica é nunca usar produtos abrasivos porque podem gerar riscos e danificar a superfície desses eletros (por exemplo, as esponjas de aço ou de fibra verde). E qualquer que seja o aparelho, lembre-se sempre de retirar a sujeira que se deposita sobre os fios elétricos.

TVs e monitores: limpe toda a extensão da TV ou do monitor com um pano macio de microfibra ou de algodão, que não soltem fiapos. Faça movimentos em uma única direção para o recolhimento do pó. Para aumentar a aderência da poeira no pano, umedeça-o com um pouco de água. O uso de qualquer produto de limpeza não é recomendado porque pode danificar o aparelho.

Aparelhos de som: como na higienização das TVs e monitores (foto 3),retire o pó com um pano de microfibra ou algodão, seco ou levemente umedecido em água, sem adição de limpadores multiuso, detergentes ou sabão. Limpe os cantinhos de difícil acesso com o auxílio de uma escova de dente com cerdas macias. E por fim, nas caixas de som teladas, elimine a sujeira usando o aspirador de pó conectado ao acessório para a limpeza de cantos e frestas.

Computadores: os gabinetes, as telas do computador ou do notebook e os mouses devem ser limpos seguindo o mesmo procedimento das TVs e aparelhos de som, com pano de microfibra ou algodão (fotos 3 e 4). Porém, para acabar com a sujeira depositada nas laterais e embaixo das teclas do teclado, primeiro vire-o sobre uma folha de papel ou jornal e bata levemente na sua superfície inferior para que caia a sujeira. Em seguida, para limpar entre as teclas, há três possibilidades: usar o aspirador de pó com o bocal mais estreito acoplado, uma escova de cerdas macias ou um cotonete. Finalize passando uma flanela sobre a extensão do teclado.

Ventiladores: em modelos de chão ou de mesa, caso o aparelho permita, remova a grade protetora e lave-a no tanque com água e sabão. As pás, tanto em ventiladores de teto, de mesa ou de chão, podem ser higienizadas com o uso de um pano de algodão, umedecido em água com um pouco de detergente ou limpador multiuso. Essa limpeza também pode ser feita utilizando o aspirador de pó.

Telefones e interfones: tire a poeira depositada na superfície do aparelho com ajuda de um pano úmido, de microfibra ou algodão, e nos cantos das teclas, passe um cotonete. Termine a limpeza, higienizando-o com um pano limpo, molhado em álcool.

Geladeiras: em uma solução de água e detergente, umedeça um pano de algodão e passe-o do lado de fora do eletrodoméstico. Em seguida, use um pano seco para evitar manchas, em especial nos modelos de acabamento em aço inox. Para a limpeza interna da geladeira, misture meio litro de água com meio copo de vinagre branco (cerca de 125 ml). Molhe um pano limpo nesse líquido e esfregue as superfícies. O vinagre tira a sujeira e ainda remove os odores. Outra opção é substituir o vinagre por duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em meio litro de água. A substância também possui ação asséptica.

Micro-ondas: assim como na limpeza da geladeira (foto 8), limpe o lado de fora do micro-ondas somente com o uso de um pano umedecido em água e detergente. Não é recomendado o uso de álcool porque o líquido reage com os componentes do aparelho, podendo ressecar o acabamento e amarelar a peça (esse último dano no caso dos eletros brancos). Para limpar internamente o micro-ondas, não utilize nenhum produto de limpeza porque pode contaminar os alimentos. Uma dica é aquecer por dois minutos em potência alta um copo de água com gotas de limão. Na sequência, passe na parte interna do eletro um pano de algodão úmido. O limão ajuda amolecer a sujeira e também higieniza.

[Consultoria: Cristiane Amatuzzi Rebello e Irene Cristina Loureiro, personal organizers e proprietárias da empresa Benfatto Organiza e Rosa Maria Garcia, sócia da empresa As Três Marias, especializada em organização doméstica]

Fonte: UOL