Veja dez erros comuns na cozinha e saiba como evitá-los

- A frigideira não deve aquecer muito antes de receber alho ou cebola. “Ambos vão queimar rapidamente e você não terá controle sobre a temperatura”, explica Renata Braune, chef-coordenadora do curso profissionalizante do Atelier Gourmand. Quando for fritar em imersão, sempre faça um teste para saber se a temperatura do óleo está adequada: basta colocar um pequeno pedaço do ingrediente para saber se a gordura está quente o suficiente. “Se ela estiver fria, o alimento ficará encharcado e gorduroso”, conta a chef

- A menos que esteja escrito na receita, o forno deve sempre ser preaquecido antes de receber qualquer preparação, seja um bolo ou um assado. “Sem o aquecimento prévio, a massa pode desandar. Se for uma proteína, certamente ela irá se ressecar”.

- Alimentos devem estar totalmente descongelados antes de serem preparados. “A água do congelamento, com certeza, irá endurecer o alimento ou deixar o prato aguado”, garante Renata.

- O sal deve ser adicionado durante o cozimento, para que seja absorvido por completo. “Um erro comum é colocá-lo apenas depois que o prato já está pronto. Assim, ele não penetrará no alimento de forma eficiente”.

- Nunca quebre um ovo diretamente na preparação ou na mesma vasilha de outro ovo. O risco de encontrar um que esteja estragadoovo poderá fazer com que toda a mistura precise ser descartada.

- Não deixe que alimentos resfriem fora da geladeira. “Há um grande risco de contaminação. Coloque-os numa vasilha e leve-os à geladeira sem tampa. Depois de frio, tampe-os”, explica a chef.

- Vai utilizar alho e cebola em uma preparação com carne? Primeiro doure a carne e, só depois, adicione-os. “Se colocar antes, a cebola e o alho irão queimar antes de que a proteína atinja a cor desejada” .

- Não inicie o cozimento de verduras em água fria. Aguarde o começo da fervura e só então adicione-as. “Caso contrário, você perderá a cor dos alimentos e seus nutrientes. Verdes sempre devem ser cozidos em água fervente, ao bafo ou refogados”, diz Renata.

- Se descascar batatas e tubérculos com antecedência, cubra-os com água antes do uso. “Se não deixá-los em imersão, o alimento irá se oxidar e escurecer”.

Fonte: UOL