Veja como economizar até 30% nas compras de supermercado

Fazer uma lista antes e levar a calculadora pode fazer a diferença na hora de passar no caixa. Confira as dicas de especialistas e de consumidores.

Muita gente até se assusta na hora da compra no supermercado. Os preços dos produtos, muitas vezes nas alturas, pesam demais no bolso. Mas algumas dicas simples podem resultar numa economia de até 30% na hora das compras. Segundo especialistas, uma delas é fazer uma lista com o que quer comprar antes de sair de casa. Outra é a velha e boa comparação de preço entre os supermercados. Há até o melhor dia para comprar determinados produtos em oferta.

A dona de casa Benedita de Souza, 59 anos, não dispensa uma boa promoção: “Não saio comprando qualquer produto em qualquer lugar. Faço pesquisa e levo o que está mais em conta. Principalmente quando compro carnes”.

 Ricardo  Medeiros

Benedita de Souza compara sempre os preços antes de levar o produto

Outra que não dá chance para os preços altos é a atendente Daiane Assis, 22. “Sempre confiro o preço de tudo e só levo se estiver barato. Mesmo se o supermercado é perto da minha casa, se lá estiver caro eu não compro nada”, garantiu.

O cuidado que as duas têm com os preços é um dos principais conselhos que o economista César Augusto Gomes dá aos consumidores. “Não existe dúvida, se o cliente fizer um bom monitoramento, dá para economizar até 30%. Quem é bem informado sempre leva vantagem e compra melhor. O cliente também pode pegar a promoção de uma loja e usar para negociar em outra”, explica César.

Outra dica do economista é sobre o tempo gasto nas compras. “Se comprar com pressa, vai comprar qualquer coisa. Separe pelo menos duas horas para fazer compras grandes”.

Mas se existem exemplos de pessoas que sempre conferem o preço do que compra, é claro que existem algumas que não são tão ligadas na economia. É o caso da farmacêutica Ediane Dionísio, 27 anos.

“Sei que estou errada, mas nunca fico comparando preço de nada para economizar. Não tenho tempo para isso e acabo comprando no primeiro lugar que paro”, admitiu Ediane.

E se você pensa que os comerciantes são sempre os vilões dos preços altos, alguns supermercados fazem promoções. Algumas têm até dia marcado para acontecer. Um dos exemplos é um supermercado do Centro de Vitória onde trabalha o gerente Carlos Silva. “Em dois dias da semana a promoção é para a carne. Em outros dois é para legumes e frutas. As promoções fazer bem para nós e os clientes. Nosso movimento aumentou e os clientes economizam bem. Nas carnes, por exemplo, o desconto chega a mais de dois reais por quilo”, disse.

Confira as dicas para uma compra mais em conta:

- Dê preferência aos produtos da estação, pois eles, geralmente, são mais baratos.

- Verifique os itens de baixo para cima na prateleira. Supermercados usam estratégia de colocar as mercadorias mais caras a altura dos olhos.

- Ir ao supermercado mais de uma vez na semana. O consumidor pode encontrar promoções
feitas no dia.

- Promoção do dia: os supermercados costumam fazer promoções em determinados dias de semana. Ex: quarta-feira é dia de hortaliças; quinta, é o dia da carne, entre outros.

- Prefira produtos da marca própria da rede, pois tradicionalmente têm preços mais em conta.

- Atacado: outra dica é comprar em quantidade maior com preço de atacado ou desconto.

- Cartão de desconto: utilizar o cartão próprio da loja pode gerar economia de 10 a 15%.

- Fazer lista de compras: uma boa para as compras do mês. Mas não adianta se não houver a pesquisa prévia. Também controla o que precisa ter em casa.

- Não levar crianças. Evitar sempre que possível. Elas não possuem noção de preços e querem tudo o que vem pela frente.

- Usar a cobertura de ofertas entre as redes exibindo encartes. Costuma dar certo, mas os estabelecimentos precisam estar próximos para não haver outros gastos, como ônibus e gasolina.

- Não vá ao supermercado de estômago vazio. O ideal é procurar se alimentar antes de sair de casa. Assim, você evita comprar besteiras para comer

- Definir previamente quanto irá gastar. Assim se evita comprar além da conta.

- Como os supermercados do Espírito Santo não abrem aos domingos, as lojas ficam mais cheias na sexta, no sábado e na segunda-feira. Uma dica é fazer compras na terça, quarta ou quinta-feira. Com lojas mais vazias o consumidor se estressa menos e vai se concentrar mais no preço do que está levando.

- Para as compras maiores, nunca vá ao supermercado com pressa. Para os economistas, precisamos de pelo menos duas horas para poder comprar com calma e comparar todos os preços.

- Leve uma calculadora. Ela é muito útil para saber o preço unitário dos produtos.

Fonte: Gazeta Online