Veja 8 dicas para não ter dor de cabeça ao reformar a casa

Proteste alerta sobre cuidados que devem ser tomados antes e durante as obras

Para muitos, reformar a casa é sinônimo de dor de cabeça e desordem no orçamento. Da ideia inicial até a contratação de profissionais, tudo deve estar devidamente descrito.

Para isto, a Proteste – Associação de Consumidores – orientou sobre cuidados que devem ser tomados antes e durante as obras. Confira abaixo oito dicas da associação:

Não tente fazer por conta própria

Cuidado ao fazer serviços sozinhos ou chamar alguns parentes. É muito comum que na tentativa de querer economizar, acabe gastando mais. Seja com mais material do que o necessário ou porque descobriu que – no meio do trabalho – não consegue fazer e que deve recorrer a um profissional.

Guarde todas as notas fiscais dos produtos e materiais comprados

Isso lhe facilitará caso algum produto venha com problema e precise ser trocado. Além disso, muitos produtos têm garantia.

Saiba lidar com o entulho

Planeje com antecedência como irá retirar o entulho e procure uma forma de maximizar o montante a ser levado para minimizar os custos, sem que atrapalhe o andamento da obra e o bem-estar de quem está trabalhando ou morando no local.

Evite incomodar os vizinhos

É muito importante verificar no regulamento do seu condomínio o horário permitido para fazer a obra, pois assim você evita problemas com os vizinhos e até mesmo uma multa.

Fique atento à possibilidade de chuva

Se uma obra for externa, considere atrasos por causa de chuva. Também é preciso organizar uma logística com a qual todos os materiais devem ficar organizados ou mesmo como proteger a obra em caso de chuva.

Garanta energia e água para a obra

Caso sua obra envolva um aumento de carga das concessionárias de serviços públicos (como de luz, gás e água), fique atento a essa solicitação e ao tempo hábil que eles podem demorar para fazer o serviço.

Veja se precisa de autorização da prefeitura

Se informe se o projeto envolve autorização da prefeitura antes de começar as obras.

Transforme seu vizinho em um aliado

Se você não pode acompanhar a obra o tempo inteiro, busque conhecer seus vizinhos e peça ajuda a eles. Em caso de emergência eles podem lhe avisar ou até mesmo receber algum material caso você esteja ausente.

Fonte: InfoMoney