Veículos estranhos ao prédio: Problemas e soluções

O visitante não cadastrado pode colocar o carro na garagem? 

Em hipótese alguma esse tipo de visitante deve usar a garagem e sim parar o auto na rua e entrar pela portaria de pedestre. 41% das invasões acarro 1 prédios deram-se pela entrada da garagem. Por esse motivo, devemos restringir ao máximo a entrada de veículos estranhos na garagem do prédio.

Por que o visitante não deve ter o privilégio da garagem do prédio? 

As razões são muitas, mas a mais sensível na atualidade é o aspecto da segurança dos moradores. A comodidade fornecida a um visitante pode ser a brecha que o marginal estava tanto esperando.

O zelador deve ter vaga na garagem?

O edifício deve ter vaga disponível para o zelador do prédio. O zelador é peça fundamental no esquema de segurança do prédio. É o responsável pela fiscalização e monitoramento de todas as atividades relativas à segurança. O veiculo do zelador também deve ser cadastrado, assim como os autos dos moradores.

Parentes do zelador devem ter acesso à garagem?

No material didático especifico para zeladores, explicamos que esse funcionário não deve receber familiares e amigos no local de trabalho e, portanto, não pode ser autorizada a entrada de veículos de pessoas estranhas ao prédio.

Veículos de funcionários domésticos ou do prédio podem deixar o carro na garagem?

Apesar de raro, encontramos alguns prédios onde os funcionários domésticos ou da portaria possuíam veículos. Em hipótese alguma devem usar a garagem e sim parar o auto na rua e entrar pela portaria de pedestre.

Veículos de prestadores de serviço ou de entregadores podem entrar na garagem do prédio? 

Somente deve usar a garagem do condomínio se for imprescindível para realização do serviço ou da entrega. Nesses casos o motorista deve parar seu veículo na rua, dirigir-se a portaria do prédio e solicitar a permissão para entrada na garagem. Contatos anteriores via telefone com o morador podem agilizar esse procedimento de aviso à portaria. Caso contrário, o prestador de serviço ou entregador deve estacionar seu auto na rua e dirigir-se a portaria do edifício.

Viaturas oficiais podem entrar na garagem do prédio? 

Viaturas policiais, veículos de oficiais de justiça, fiscais etc., não devem utilizar a garagem do edifício. Dificilmente o porteiro teria condições de avaliar se não se trata de uma ação criminosa utilizando carro oficial roubado ou dublê. Cabe ao agente público dirigir-se a portaria do prédio e pelo interfone fazer sua identificação. A exigência do agente público em entrar na garagem do prédio deve estar atrelada à apresentação de mandado de busca e apreensão ou em casos de flagrante delito.

Fonte: Tudo Sobre Segurança