Vai pintar a parede? Confira algumas dicas para o antes

Preparação é fundamental para se obter um bom resultado

Uma nova corzinha na parede dá uma repaginada no ambiente, sem contar aquela agradável aparência de novinha. Mas pintar uma parede não é tão simples quanto parece. Não basta “tacar” tinta e espalhar, como nos filmes em que o casal usa macacão jeans e ficam jogando tinta um no outro e, de repente, a parede está linda. Ok, você pode até brincar com seu amor durante a pintura, mas, com certeza ela não ficará magicamente linda no fim do dia. Passar o rolo é até simples. Mas para isso é necessário uma preparação adequada antes para deixar a parede lisa, sem buracos ou imperfeições, pois é isso que vai garantir um bom resultado depois. Confira algumas dicas do blog Brightnest para pintar suas paredes com qualidade.

1. Tire o máximo de coisas possíveis do cômodo onde você fará a pintura. Isso deixa o processo mais rápido e evita que caia tinta nos móveis e objetos de decoração. Para as peças muito pesadas ou fixas, cubra-as com um pano ou um plástico, e as que são grandes, mas você consegue mover, coloque no centro do quarto, também cobertas.

2. Limpe o cômodo. Aspire o tapete, limpe a madeira e remova toda a poeira antes de começar a pintar.

3. Cubra bem o chão e o rodapé. Coloque um pano de plástico no chão e use fita adesiva para prendê-lo até a borda superior do rodapé da parede. Assim, você protege os dois.

4. Conserte os buracos. É muito comum ter pequenos cortes e rachaduras nos quartos e salas, especialmente quando se tem quadros e televisores pendurados. Primeiro, escove a área afetada para remover lascas de tinta soltas. Em seguida, esprema uma pequena quantidade de massa corrida no buraco e alise com uma espátula até a parede ficar lisa. Uma aplicação deve funcionar, mas se o buraco continuar, repita o processo.

5. Lixe as paredes. É um pouco trabalhoso, mas o resultado fica ótimo. Lembre-se de lixar somente após os buracos onde você aplicou massa corrida terem secado bem.

6. Limpe a parede. Com um pano úmido, limpe a superfície das paredes para remover todos os detritos soltos por lixar. Uma dica é usar água morna e uma pequena quantidade de detergente para isso.

7. Remova as placas de tomadas elétricas ou de interruptores. Usando uma chave de fenda, retire todas as placas de tomada elétrica da sala. Para não se perder depois, separe-as cada uma em um saquinho, com seus respectivos parafusos.

8. Cubra tudo o que não for a parede. Usando fita adesiva, cubra os pontos expostos elétricos, maçanetas, luminárias, janelas e batentes de porta da sala, além de qualquer outro item que não será pintado.

9. Primer (tinta especial para preparação de superfícies). Se você estiver pintando sobre uma superfície brilhante, como uma parede previamente coberto de tinta à base de óleo, ou uma cor escura, é melhor aplicar uma camada de primer de pintura. Ele vai fazer a diferença, evitando as imperfeições.

Agora sim! É só escolher a cor e começar a pintar. Ah, lembre-se de começar a pintura com um pincel na pontinha do teto e do rodapé e só depois passar o rolo em toda a parede, esperando secar a tinta entre uma demão e outra.

Fonte: O Globo