Um cantinho de leitura em casa

Além de serem extremamente válidos para a cultura e aprendizado, os livros podem compor um ambiente de leitura

Quem tem a leitura como um hábito constante, sabe como é importante ter um lugar especial e reservado para essa atividade, que requer conforto, tranquilidade, boa iluminação e a devida distância de estímulos capazes de distrair a atenção. Quando pensamos em um cantinho de leitura, pensamos imediatamente em aconchego e estofados confortáveis, para que seja possível passar horas e horas com a concentração apenas no prazer da leitura. Você pensa em fazer um espaço assim na sua casa e quer dicas de como montá-lo? Acredite, pode ser mais fácil do que você pensa…

Estofados para o conforto

O móvel de acomodação para a leitura pode ser uma poltrona estofada, um sofá, uma chaise ou até mesmo um tapete com almofadas espalhadas pelo chão, de modo a tornar o momento da leitura confortável. No caso dos móveis, é recomendado que eles tenham uma boa profundidade para o assento, tenham formas arredondadas, uma espuma macia e que sejam revestidos de tecidos naturais, pois os sintéticos esquentam mais com o uso prolongado. Banquetas para a acomodação dos pés também são uma ótima pedida para as poltronas e sofás, pois permitem que as pernas fiquem esticadas e relaxadas.

Iluminação é essencial

Para a leitura, uma boa iluminação é essencial. O ideal é que os cantinhos de leitura sejam dispostos próximos a uma janela, para que o leitor possa usufruir da luz natural no período do dia e também da ventilação. Entretanto, para o período noturno, será necessário uma boa luminária, de preferência as que possuem um pé longo para se ajustarem acima da cabeça e do livro do leitor – ou as que ficam pendentes. Assim, a luz iluminará plenamente toda a área de leitura, evitando sombras e contorcionismos para ir em busca de um lugar claro.

Mesinhas para apoio

Uma mesinha de apoio pode ser muito importante para esse cantinho, para acomodar o copo d’água, o café, a luminária (se o seu apoio não for no chão) e os livros que estão sendo lidos. Caso você faça anotações na leitura, a mesinha também serve para acomodar papéis, canetas, bloquinhos e tudo o mais que for necessário no acompanhamento da leitura. Não precisa ser nada muito extravagante.

Cores para ter tranquilidade

É recomendável que as cores do seu cantinho de leitura sejam neutras, claras, em tons pastéis, afinal a tranquilidade deve ser o toque desse momento. Cores fortes e quentes trazem o oposto de um ambiente de quietude e devem ser evitadas. Se desejar cor, opte pela lilás, azul, verde, laranja, amarelo ou rosa. Entretanto, sem muitas misturas e muita informação competindo o seu olhar que deverá estar focado, sobretudo, na leitura.

Estantes para guardar os livros

Se você quiser um cantinho completo, pode aliar ainda o seu momento de leitura a sua biblioteca. Assim, tudo ficará completamente integrado e os livros ficarão ao alcance das mãos. Como a estante deve ser, dependerá do seu volume de livros. Pode ser que seja necessário apenas prateleiras suspensas, ou se o volume for grande, estantes do chão ao teto. Isso fica a seu critério. O bom é que os livros também são verdadeiros objetos decorativos e instrumentos poderosos de aprendizado. As cores e o design das suas capas dão toda uma alegria e um calor ao ambiente por si só.

Fonte ImovelWeb