Truques para facilitar sua vida na cozinha

Com algumas sugestões simples e fáceis, você pode tornar o dia a dia na cozinha mais prático e ágil. Assim, você prepara receitas deliciosas para sua família sem passar horas e horas à beira do fogão. Confira!

Temperinho sempre à mãocook

Para economizar tempo, amasse dentes de alho com sal e guarde a mistura em um pote bem fechado na geladeira. Assim, quando você precisar, ele já estará pronto. E, para facilitar o trabalho de descascar, deixe os dentes de alho de molho em água durante 10 minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro nas mãos.

Caldo caseiro de legumes ou de carne

Prepare-o como de costume: em uma panela, junte a água e os legumes, ou a carne, e deixe que ferva bem. Depois, coe o caldo obtido e leve para congelar em forminhas de gelo ou copinhos descartáveis de café. Quando solidificarem, retire as pedrinhas de caldo e armazene-as em saquinhos plásticos no freezer. O caldo fica fresquinho e facilita a vida na hora de preparar molhos, sopas e risotos.

Ervas a toda hora

Se você não conta com vasos de temperos na sua cozinha, sem problemas! Compre as ervas bem fresquinhas, lave-as e deixe secar bem. Separe as folhas dos talos (no caso de salsinha, manjerona e manjericão, por exemplo), guarde pequenas porções em saquinhos plásticos, tire o ar e feche. Separe em porções que costume usar. Coloque os vários saquinhos dentro de outro maior, feche e fixe uma etiqueta com o nome da erva e a data do congelamento. Deixe no freezer por até três ou quatro meses. Você também pode congelar os talos para usar em caldos ou ensopados. É só guardá-los inteiros em saquinhos ou potes plásticos bem tampados. E lembre-se que não é preciso descongelar as folhas antes de usá-las, elas podem ser levadas diretamente do freezer para a panela.

Fonte: Sadia