Trabalho em equipe

Auxílio especializado da administradora auxilia o síndico a cumprir suas principais obrigações no condomínio

Entre as atribuições de um síndico previstas por lei estão a de convocação de assembleias, realização de seguro da edificação e cobrança de atribuições dos condôminos. Para dar conta de tudo isso, o síndico normalmente conta com uma grande ajuda: a da administradora.O cargo de síndico pode ser comparado com o de um gerente de uma grande empresa. Para que tudo “ande nos trilhos”, ter um apoio especializado é indispensável, mas para que a parceria dê certo, é preciso que o síndico mantenha um bom relacionamento com a administradora.

O gerente de condomínios José Carlos Oliveira explica que para se ter uma boa gestão é preciso que os dois lados mantenham contato frequente. “Há casos em que a administradora fala com o síndico a cada mês e em outros diariamente. Nós recomendamos que esse contato ocorra no mínimo uma vez por semana”.

Tudo fica mais fácil

Além de facilitar a gestão do condomínio, a boa comunicação entre síndico e administradora também torna mais fácil a maneira como as informações chegam até os condôminos.

“As funções da administradora sempre devem ficar claras para todos os moradores. Isso pode ser feito em assembleias, através de comunicados enviados pela administradora com anuência do síndico, os quais indiquem o acesso ao site da administradora e informem sobre as benfeitorias realizadas e os projetos em andamentos”, exemplifica Oliveira.

É função do síndico realizar manutenções de segurança no condomínio e contratar seguros. Atualmente, condomínios que não se enquadram nas normas de segurança do corpo de bombeiros podem ter ser síndicos responsabilizados judicialmente, bem como sua administradora.

Segundo o diretor de condomínios Antônio Jorge Neto, a medida foi uma forma de tanto administradoras quanto os síndicos realizarem todas as revisões obrigatórias que garantam a segurança do empreendimento.

Para que a parceria flua bem

  • Síndico e administradora devem estar em constante contato. O recomendável é pelo menos uma vez por semana
  • Algumas tarefas são responsabilidade do síndico, como a realização de manutenção de segurança e a contratação de seguros, mas é possível pedir ajuda da administradora para deixar tudo em ordem
  • As funções da administradora devem ser conhecidas por todos os moradores e funcionários. Isso pode ser feito em forma de comunicados. Se a parceria entre a administradora e o síndico não estiver funcionando direito vale a pena uma conversa para checar o que pode ser melhorado

Fonte: iCondominial