Top 15 da organização

Quem nunca se deparou, em casa, com um problema como aquele cheiro abominável da geladeira ou a vela que derrete sobre a mesa de centro? Elegemos alguns dos tormentos mais corriqueiros e comprovamos: as soluções são mais simples do que parecem. Confira! 

Buracos na parede

Pequenos buracos podem ser reparados apenas com massa corrida PVA. Depois da aplicação, utilize uma espátula para nivelar e, após a secagem, pinte o local. Agora, se for preciso um grande reparo, use argamassa, espere secar e finalize com massa corrida. 

Manchas e riscos nos vidros

Tintas frescas podem ser removidas com a ajuda de um pano molhado com vinagre quente e água. Contra arranhões, esfregue um pano com creme dental.

Resíduos na máquina de lavar

É recomendado fazer a limpeza interna da lavadora de roupa a cada dois meses. Para isso, coloque meio litro de alvejante diretamente no cesto da lavadora e selecione a programação mais completa. Isso garante que todo o alvejante seja removido da lavadora, evitando futuras manchas nas roupas.

Vela derretida

Para remover, pegue uma folha de jornal velho (folhas novas podem soltar tinta) e dobre uma ou duas vezes. Coloque sobre o local onde está a parafina e, com um ferro de passar, faça movimentos suaves até a substância derreter novamente e ser absorvida pelo jornal. Cuidado para que a alta temperatura do ferro não queime o móvel ou o carpete.

Caneta no papel de parede

Para tirar os riscos de caneta esferográfica, umedeça um pano com amônia e passe levemente sobre o local.

Assoalho desbotado

Escolha uma graxa de sapatos que mais se aproxime da cor do assoalho e passe sobre o piso com um pano macio. 

Arílico riscado

Quando o risco no acrílico for profundo, recomenda-se levar a peça para uma empresa especializada, onde ela receberá um polimento industrial com equipamentos específicos. Agora, se for superficial, utilize uma flanela limpa e um polidor ou ceras finas para carros ou móveis. Faça movimentos leves e circulares sobre os riscos e repita a operação com o pano umedecido.

Cristais opacos

Para que o cristal brilhe mais, passe uma esponja macia com vinagre branco e deixe secar ao ar livre.

Canos entupidos

Sobre o ralo, jogue uma xícara de sal, outra de bicarbonato de sódio e, em seguida, despeje meio litro de água fervendo. 

Cheiro da geladeira

Misture 1 colher de sopa de bicarbonato em meio litro de água morna e, com um pano macio, limpe o refrigerador, que deverá permanecer desligado por mais de 1 hora. Evite outros produtos químicos. Outra dica é não guardar alimentos quentes, pois, além de causarem mau cheiro, provocam aumento na pressão do motor.

Chiclete no tapete

Passe gelo sobre a goma de mascar até que ela fique bem sólida. Em seguida, com a ajuda de uma escova de dentes ou de uma faca sem corte, raspe o local até removê-la por completo. 

Gordura no fogão

Para a limpeza do painel do fogão, use apenas água e sabão neutro. Evite álcool, detergentes e produtos do tipo “limpa forno”, porque podem apagar as indicações das funções impressas na peça.

Sujeira no micro-ondas

Faça a limpeza do forno sempre após o uso ou quando derramar líquidos e alimentos. Nesses casos, use um pano embebido em sabão ou detergentes neutros. Para os resíduos mais difíceis, aqueça uma pequena jarra com água e rodelas de limão por cerca de três minutos para amolecer a sujeira e eliminar possíveis odores.

Castiçais de prata

Banhe-os com cera escorrida e coloque no congelador por cerca de uma hora; ou lave-os com água bem quente sem secá-los.

Queimaduras no ferro de passar

Retire queimaduras com uma palha de aço fina, embebida em sal e vinagre morno; ou então, use creme dental ou limpador de prata. 

Fonte: Portal Decoração