Síndicos e condôminos atentos à assembléia geral

Síndicos e condôminos devem ficar atentos para a realização de assembleia geral ordinária para aprovação da previsão orçamentária. Em geral, este encontro acontece até março. Segundo o Secovi Rio (Sindicato da Habitação) esta é a época para reunir os condôminos para discutir o tema e aprová-lo. De acordo com a instituição, será preciso elaborar um orçamento das receitas e despesas para o ano seguinte. Mas, o vice-presidente de Assuntos Condominiais do Secovi Rio, Alexandre Corrêa, destaca que é preciso observar o que a convenção determina.

De acordo com o vice-presidente, em geral, a previsão orçamentária pode ser discutida em assembleia até março e é preciso levar em consideração os reajustes que acontecem todo ano nas contas de consumo como água e energia, nos salários dos funcionários e nos contratos de manutenção, além de prever um valor por conta da inadimplência.

Corrêa recomenda fazer uma estimativa e aumentar a cota condominial nesta proporção. Ele ressalta ainda que não é saudável para o condomínio manter a cota congelada, pois quando os aumentos surgirem será preciso recorrer às cotas extras para pagá-las. Outra recomendação é considerar as projeções dos economistas para a inflação.

Fonte: JBFM