Sazonalidades no condomínio

Saiba qual é o mês mais adequado para cada tipo de demanda do empreendimento

Sazonalidades no condomínio

Um calendário pode ser das ferramentas mais importantes para administrar um condomínio. Isso porque, se usado corretamente, ele tem o poder de antecipar demandas, ajudar na economia e organizar a gestão.

Como se pode ver, os benefícios não são poucos. Mas as demandas podem ser em maior número. Por isso, o SíndicoNet elencou abaixo, do pára-raios ao jardim, todas as tarefas que o condomínio precisa fazer, de acordo com o calendário.

Veja abaixo quais são essas demandas e quais as vantagens que você ganha ao realiza-las no mês correto:

JANEIRO:

  1. Demanda: Assembleia Geral Ordinária
    Por que é melhor nesse mês? O período em que a A.G.O. deve ser feita, em geral, consta na convenção do condomínio. Caso o documento seja omisso em relação ao tema, o ideal é que a assembleia seja realizada logo no começo do ano, para aprovar as contas do período anterior e a previsão orçamentária do ano em exercício.
  2. Demanda: Reforço na Segurança
    Por que é melhor nesse mês? É importante que haja não apenas mobilização por parte dos funcionários, mas que os condôminos também colaborem com um condomínio mais seguro.

FEVEREIRO

  1. Demanda: Lavagem de caixa d´água
    Por que é melhor nesse mês? A limpeza do local deve ser feita duas vezes por ano. Com o calor recebido durante os meses do verão, é recomendável que uma lavagem seja providenciada

MARÇO

  1. Demanda: Cuidados com o jardim
    Por que é melhor nesse mês? Após o período de verão, as plantas devem ser preparadas para o frio. Cuidados com a terra e com grama também são indicados.

ABRIL

  1. Demanda: Inspeção predial,
    Por que é melhor nesse mês?  A inspeção predial deve ser feita uma vez por ano, para avaliar itens importantes da edificação do condomínio.  É importante ser feita antes do período de obras, para que assim defeitos ou problemas possam ser reparados.
  2. Demanda: Dedetização/desratização
    Por que é melhor nesse mês?  O ideal é que se façam duas dedetizações/desratizações por ano.  O mais recomendado é que uma delas seja em outubro, antes da época quente. A dedetização/desratização de abril complementa a do final do ano, mantendo afastadas as pragas urbanas também durante o inverno. Vale ressaltar que com o outono, chega também uma das piores pragas urbanas: os ratos. A época é ideal para evitar que esses bichos trafeguem pelo condomínio.  

MAIO

  1. Demanda: Obras
    Por que é melhor nesse mês? Com o período de estiagem chegando, esse é o melhor período para a realização de reparos no condomínio, como a restauração de fissuras de tamanhos diversos, infiltrações e impermeabilizações
  2. Demanda: Dispensa de Funcionários (RJ)
    Por que é melhor nesse mês? No Rio de Janeiro, por exemplo, maio é a última oportunidade de demitir funcionários, já que em julho é decidido o dissídio e, por isso, não se pode dispensá-los. Em São Paulo, o mês ideal é agosto (veja abaixo). Se realmente houver vontade de dispensa, é necessário pagar dois meses de aviso prévio. Se o seu condomínio é de outra região, informe-se sobre o mês do dissídio e considere dois meses antes como ideal para a dispensa. 

JUNHO

  1. Demanda: Cursos de capacitação
    Por que é melhor nesse mês? Durante o período de férias o condomínio fica mais vazio. A probabilidade de haver uma tentativa de assalto ao condomínio também é maior. Para se preparar para esse momento, cursos de capacitação em junho são uma boa pedida.  Também evitam que essa preparação seja feita nos meses de novembro e dezembro, época em que os cursos são mais procurados – e o número de vagas é menor
  2. Demanda: Planejar atividades para crianças (férias escolares)
    Por que é melhor nesse mês?  O mês seguinte, julho, é mês de férias escolares e com isso as crianças ficam soltas brincando nas áreas comuns. Estipular regras e planejar atividades extras como brincadeiras, jogos, campeonatos e até espaços infantis ajudam a entreter as crianças e reduzir o número de acidentes durante este período. Contratar uma assessoria esportiva ou recreativa para integrar as crianças e criar campanhas para mantê-las longe da garagem também são uma boa opção. 

JULHO

  1. Demanda: Reforço na segurança
    Por que é melhor nesse mês? É importante que haja não apenas mobilização por parte dos funcionários, mas que os condôminos também colaborem com um condomínio mais seguro.

AGOSTO

  1. Demanda: Dispensa de Funcionários (SP)
    Por que é melhor nesse mês?  Em São Paulo, por exemplo, agosto é a última oportunidade de demitir funcionários, já que em outubro é decidido o aumento da categoria e, por isso, não se pode dispensá-los. Se realmente houver vontade de dispensa, é necessário pagar dois meses de aviso prévio. Se o seu condomínio é de outra região, informe-se sobre o mês do reajuste e considere dois meses antes como ideal para a dispensa.
  2. Demanda: Cuidados com a Piscina
    Por que é melhor nesse mês? A manutenção da piscina deve ser feita ano a ano. Em agosto, o tempo está frio e, por isso, o uso da piscina será menor. Preste atenção a azulejos que possam ter se soltado, estado do deck (se tiver), possíveis vazamentos, além das condições do seu filtro. Agindo assim, sua piscina estará pronta para o verão

SETEMBRO

  1. Demanda: Cuidados com a jardinagem
    Por que é melhor nesse mês? Com a chegada da primavera é importante trabalhar as áreas verdes do condomínio, para que floresçam de maneira saudável

OUTUBRO

  1. Demanda: Dedetização/desratização
    Por que é melhor nesse mês?  Para evitar que insetos e outras pragas tomem o condomínio durante o verão, a medida profilática é a dedetização feita um pouco antes do calor. Se a área sofrer com esse incômodo, pode ser refeita daqui a quatro meses.
  2. Demanda: Limpeza de caixa d´água
    Por que é melhor nesse mês?  Para que a água usada pelo condomínio esteja em boas condições para o verão, o ideal é limpar a caixa antes do calor.

NOVEMBRO

  1. Demanda: Para-raios
    Por que é melhor nesse mês? A época de chuvas de aproxima e, por isso, é extremamente importante que o para-raios esteja funcionando muito bem nesse período. É claro que o laudo do para-raio, por exemplo, dura um ano. E se ele foi feito em setembro ou março, até os meses de chuva (dezembro, janeiro e fevereiro), aquele serviço ainda está garantido. Mas se for possível escolher um mês para averiguar a sua condição, talvez novembro seja melhor, pois está mais próximo aos meses de uso mais intenso desse aparato.
  2. Demanda: Documentos para DIRF e RAIS
    Por que é melhor nesse mês? Em março será necessário ter em mãos as guias e documentos relativos a funcionários e fornecedores do condomínio. Começar já em novembro ajuda a não atrasar a entrega dessa papelada tão importante para o bem-estar dos envolvidos.
  3. Demanda: Decoração de natal
    Por que é melhor nesse mês? O ano está chegando ao fim e dezembro está logo aí. Se o seu condomínio tem o costume de enfeitar a fachada e as áreas comuns com decoração e natal, o período para providenciar isso é entre outubro e novembro.

DEZEMBRO

  1. Demanda: Planejamento das férias dos funcionários
    Por que é melhor nesse mês? O melhor é já começar o ano sabendo quem irá folgar em qual data. O ideal é que contratados do mesmo posto tirem férias um após o outro. Dessa forma, quem optar por um funcionário de empresa terceirizada para repor os que estão em férias terão a possibilidade de negociar melhor desconto
  2. Demanda: Campanha de segurança
    Por que é melhor nesse mês? Quanto às férias, esse é o período em que os condomínios, vazios, são alvo de tentativas de assalto. Por isso é importante que logo no começo do mês haja uma campanha de conscientização.
  3. Demanda: Cota de janeiro
    Por que é melhor nesse mês? Se informe sobre a possibilidade de mandar a cota condominial de janeiro já no mês de dezembro. Dessa forma, há menor possibilidade de inadimplência no primeiro mês do ano
  4. Demanda: Planejar atividades para crianças (férias escolares)
    Por que é melhor nesse mês? Assim como em julho, dezembro e janeiro também são meses de férias escolares e com isso as crianças ficam soltas brincando nas áreas comuns. Por isso, aqui também vale a ideia de estipular regras e planejar atividades extras para as crianças.

Fonte: SindicoNet