Saiba como ter um presépio na decoração de Natal

Confira dicas de como e onde montar esse símbolo dentro de casa.

O presépio é uma representação simbólica do nascimento de Jesus que acabou fazendo parte da decoração das casas e estabelecimentos comerciais. Cada país ou região segue o seu devido costume na hora de montá-lo para o Natal.

presepio natal

“Em Portugal, por exemplo, o menino Jesus é colocado no presépio somente  após a Missa do Galo”, comenta a a arquiteta Nátali de Mello. Também faz parte da tradição colocar os presentes de Natal próximos ao presépio e desmontá-lo depois do Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro.

O mercado oferece modelos prontos para diversos gostos e bolsos. “Existem pequenos presépios, muitas vezes representados apenas por uma pequena casinha com o menino Jesus, a Virgem Maria e São José. São ótimos para aqueles que têm pouco espaço, querem praticidade e também precisam economizar”, sugere a arquiteta.

presepio americanas

Se você gosta da sensação de montar um presépio mais elaborado, prefira peças  um pouco maiores, mais expressivas. “Em shoppings e lojas existem presépios em tamanho real. Gosto disso, pois temos a sensação de viver aquele momento tão especial”, revela Nátali.

Há ainda presépios de madeira, pedra, plástico, louça e de diversos outros materiais. “Além da questão estética, analise qual é o mais adequado para você. Em casas com muitas crianças, prefira materiais mais resistentes. Eu mesma adorava brincar com o presépio e confesso que já quebrei duas figuras”, comenta Nátali.

presepio divertido

É por isso que a especialista orienta que a montagem seja feita num lugar calmo, de pouca circulação,  mas com ótima visibilidade. “Seja no lar ou no comércio, ele precisa ficar protegido da passagem de pessoas, mas também deve ser visto por todos. Em casa, sempre monto numa mesinha extra na sala. Gosto de dar bastante destaque ao presépio”, sugere a arquiteta.

Fonte: ZAP Imóveis