Saiba como fazer um anúncio impecável e garanta a venda ou aluguel do imóvel

Imagens adequadas e uma descrição completa da casa ou apartamento aumentam as chances de interesse por futuros compradores ou inquilinos

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Você decidiu alugar ou colocar à venda um imóvel. Para fechar negócio de forma rápida e certeira, resolveu anunciar a casa ou apartamento na internet – afinal, 60% do processo de compra de um imóvel é feito online, segundo dados do evento Think Real Estate with Google 2013 – e você pretende fechar negócio o quanto antes. Efetuada a compra do anúncio, chega o momento de preenchê-lo. E agora? O que você precisa fazer para gerar interesse nas pessoas pelo seu imóvel? A resposta é simples: fotos caprichadas e descrição detalhada. Veja dicas:

Imagem é tudo

Com imóveis à venda, as fotos cumprem o papel de chamar a atenção de quem está à procura, despertar o interesse e mostrar o suficiente para que o possível comprador chegue até o telefone e agende uma visita.

Veja como não queimar o seu filme!

- Utilize um tripé ou um apoio para a câmera – pode ser uma simples cadeira, por exemplo. Assim você evita que as fotos saiam borradas;

- Evite o uso de flash. Esse mecanismo das máquinas comuns gera uma luz mais dirigida. A iluminação natural dos ambientes costuma ser a melhor opção. Sendo assim, abra todas as janelas dos cômodos e ligue as lâmpadas. É importante tentar registrar a luminosidade natural de cada ambiente;

- Escolha bem a foto principal. Ela deve representar aquilo que o imóvel tem de melhor;

- Observe o espaço que será registrado e escolha o melhor ângulo. Às vezes, uma imagem tirada sobre uma cadeira ou escada, por exemplo, pode ficar mais bonita do que de um ângulo reto e dará mais amplitude ao espaço;

- Para dar a verdadeira dimensão do ambiente, opte por mostrar na imagem tanto o teto quando o chão do cômodo;

- Para a foto da fachada, a recomendação é fazer uma imagem frontal, sem ângulos. Caso você deseje mostrar a parede lateral do imóvel, aí sim você pode dar um ângulo para a foto. Além disso, espere os carros e os pedestres saírem de frente da casa antes de bater a foto;

- Limpe o cenário da foto: guarde jornais que ficam em cima das mesas, esconda fios soltos, organize as cadeiras da mesa, entre outros;

- Itens que valorizam o imóvel valem fotos exclusivas: sacada, churrasqueira, hidromassagem, living com dois ambientes, piscina, cozinhas amplas etc;

- Caso a vista do imóvel seja bonita, faça um registro;

- Tente deixar os ambientes o mais impessoal possível. Isso pode ajudar o futuro comprador a se imaginar como o novo morador.

Como espantar clientes?

- Bagunça nos ambientes!

- Animais de estimação. E se o possível comprador não gosta de bichos?

- Problemas aparentes, como mofo, pintura descascada..

Plantas

Além das fotos, você tem a opção de colocar as plantas baixas (projeto, croqui) do seu imóvel no anúncio. Note que essa é uma alternativa para mostrar como as peças se comunicam, qual o formato dos cômodos ou da loja/galpão. O recurso permite que a pessoa interessada imagine móveis, reformas, decorações e até construções inteiras dentro da propriedade. E, é claro, quanto mais interesse você puder gerar em um possível comprador/locatário, melhor para o negócio.

Informações que não podem faltar:

- Número de dormitórios e banheiros

- Metragem da área privativa

- Tem vaga de garagem? Quantas?

- Qual o valor do imóvel? E do condomínio?

- Quais são os detalhes de infraestrutura? Tem churrasqueira? E sacada?

Localização

A localização é um fator fundamental para quem busca um imóvel. Sendo assim, descrevê-la é imprescindível. Existem conveniências próximas à casa ou ao apartamento? Quais são as mais interessantes? Tudo isso precisa estar no anúncio.

Informações opcionais ajudam a vender

As outras informações são opcionais, mas lembre-se que quanto mais detalhes você fornecer, mais fácil será de seu imóvel ser encontrado. Quando o usuário busca por “portaria 24 horas”, e seu imóvel não está marcado como tal, ele não aparece nos resultados. As listas de características (da sua unidade) e de infraestrutura (do prédio, da rua, do bairro) servem para dar mais detalhes ao sistema. O resultado é que a busca do usuário lhe mostra os imóveis que atendem suas necessidades, o que para o anunciante significa encontrar alguém disposto a comprar/alugar exatamente o que ele tem para oferecer.

Contato completo

Não se esqueça de preencher com cuidado as informações de contato. Por exemplo, não adianta colocar um telefone de uma residência que está vazia durante a maior parte do dia, certo? Além disso, divulgue um e-mail para que os interessados  tenham a opção de entrar em contato pela internet, se acharem mais conveniente.

Utilize as redes sociais

Anúncio pronto? Então é hora de expandir a divulgação. Aproveite o alcance das redes sociais e publique o anúncio no seu Facebook, Twitter etc, e peça para os seus amigos compartilharem.

Fonte: Revista Pense Imóveis