Saiba como eliminar ácaros do quarto

Acabar com ácaros é possível por meio de higienização

Capazes de provocar incômodos enormes, os ácaros são uma das características das estações mais frias, quando a casa fica fechada e úmida. Mas, para evitar a sua proliferação, são necessários cuidados o ano todo, pois eles podem estar em quase todos os locais da casa.

Visíveis apenas por microscópios, os ácaros se alimentam de material orgânico, ou seja, das células mortas que perdemos ao longo do dia. Por isso, se proliferam onde existe a maior parte desse material, como travesseiros, colchões, cobertores e edredons. Onde há poeira, pode haver ácaro também. Veja abaixo dicas para eliminar o problema:

Limpeza

O segredo para reduzir a quantidade de ácaros e, consequentemente, os danos que eles podem causar,– como crises de asma, bronquite, rinite e coceiras –, não tem nada de misterioso: é a higienização.

Os travesseiros acumulam muita matéria orgânica pelo nosso contato. A limpeza desse item é muito importante, mas ela não deve ser feita de qualquer forma. O ideal é uma lavagem a seco, pois durante a secagem da água em uma lavagem normal, o travesseiro esquenta e se torna um ambiente ideal para que os ácaros se reproduzam. No entanto, o mais indicado é trocar o travesseiro a cada dois anos e usar uma capa, que pode ser lavada frequentemente.

Carpetes, tapetes e cortinas são outros locais onde os ácaros se acumulam. O uso do aspirador frequente e a lavagem normal das cortinas com pequenos intervalos podem amenizar o problema.

As almofadas e colchões também devem ser higienizados semanalmente com um aspirador. Trocar os filtros do ar-condicionado quando estiverem sujos é outro dever de quem quer acabar com os ácaros em casa. Lençóis, capas protetoras e edredons devem ser lavados regularmente.

Também indica-se colocar os objetos ao sol porque reduz a umidade. É importante, porém, aspirá-los depois para retirar os resíduos que se acumularem.

 

Os – ácaros também se desenvolvem em locais úmidos, escuros e sem ventilação. Para evitar o acúmulo de ácaros –no guarda-roupa é recomendado tirar as peças todos os meses e deixá-las no sol por alguns minutos. Antes de colocar as roupas de volta no armário, deixe-as em um local bem ventilado por cerca de uma hora, para que esfriem.

Fonte: ZapImoveis