Reciclagem: uma prática saudável para o seu condomínio

Saiba como o lixo pode se tornar algo que vale a pena não se jogar fora

A palavra lixo carrega em si o peso negativo daquilo que não nos serve mais. Apesar de ser comumente associado à sujeira, o lixo e seu destino podem ser responsáveis por grandes mudanças na vida de muita gente. Se armazenado e conservado da maneira correta, aquilo que hoje é jogado fora pode ser reaproveitado e voltar para você como um novo produto, contribuindo para a economia e incentivando o consumo consciente. Sim, estamos falando de reciclagem.

O processo de reciclagem consiste na recuperação de materiais considerados lixo, podendo transformá-los novamente em matéria-prima ou até mesmo em novos produtos.  Segundo a ONU, “o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. A partir desta definição, a reciclagem pode ser entendida como ação fundamental para um futuro sustentável.

Utilize a regra dos 3Rs

Famosos do meio ambiente, os 3Rs do consumo sustentável são propostas para facilitar a prática de uso responsável de recursos naturais na vida cotidiana. Veja como a prática deste conceito pode te ajudar a melhorar o funcionamento do seu condomínio e preservar o meio ambiente:

Reduzir – Diminua ao máximo toda a produção diária de resíduos da sua casa e condomínio: substitua sacolas plásticas por retornáveis; utilize os dois lados do papel ao fazer anotações; evite comprar produtos com embalagem de isopor (não reciclável).

Reutilizar – Explore todo o potencial dos produtos já adquiridos, prolongue a vida útil reutilizando-os e reduza o volume de lixo: a garrafa pet, por exemplo, pode ser reaproveitada de diversas maneiras, desde a criação de um vaso de plantas até um filtro para água.

Reciclar – Já reduziu o consumo e reutilizou tudo o que foi possível? Então é hora de mandar os resíduos inúteis para a reciclagem!

Livre-se dos mitos

Você já deve ter ouvido falar que plástico, metal, papel e vidro são materiais recicláveis, mas sabia que nem todo tipo de plástico pode ser reciclado? O mesmo vale para os outros três itens citados acima. Para não pintar dúvida, confira abaixo o que é e o que não é reciclável.

é reciclável

 

não é reciclável

 

Fonte: Condomínios Verdes