Reciclagem de vidro: pratique essa ideia!

Confira informações sobre a reciclagem de vidro e veja por onde começar

Você sabia que o potencial desperdiçado em reciclagem de vidro no Brasil soma R$ 8 bilhões por ano? O número chocante vem de um levantamento da ABIVIDRO – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro e é só uma amostra de como ainda precisamos avançar em termos de coleta seletiva em todo o país. Hoje vamos falar sobre o processo de reciclagem do vidro e mostrar um pouco do trabalho dessa Associação.

Por dentro da reciclagem de vidro

Tem dúvida sobre o processo de reciclagem do vidro? Veja abaixo algumas informações e curiosidades:

  • O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado diversas vezes, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato. Quando o caco de vidro é utilizado na fusão (para fabricação de novos vidros), diminui-se a retirada de matéria-prima da natureza.
  • Ao reutilizar o vidro para a produção de novas embalagens é possível reduzir o consumo de energia e emissão de resíduos como C02, beneficiando o meio ambiente.
  • A qualidade é muito importante na reciclagem de vidro. Por esse motivo, todo caco de vidro passa por uma análise para eliminação de impurezas que possam contaminar o novo vidro que será produzido.

Como reaproveitar garrafas de vidro em casa?

Já que reaproveitar é palavra de ordem no processo de reciclagem, separamos algumas ideias para reutilizar garrafas de vidro em casa:

vidro cultivo plantasgarrafas juntas vasoabajur de vidrogarrafas de vidro vaso

Fonte: Condomínios Verdes