Projetos de arquitetura conservam árvore dentro de casa

Residências são construídas ao redor das espécies, respeitando o espaço da natureza

Durante a infância, muitas pessoas sonharam em ter uma casa na árvore. E ao chegar à fase adulta, realizaram esse desejo de outra maneira, criando espaços para conservar as espécies dentro da residência.

Aproveitando a onda da arquitetura verde, alguns profissionais optaram por projetar os imóveis ao redor de uma árvore, respeitando as particularidades da planta e também da estrutura da casa.

Projeto desenvolvido pela arquiteta Sandra Araújo conservou uma pereira na sala da casa (Foto: Divulgação – Sandra Araújo)

A arquiteta Sandra Araújo tomou como ponto de partida uma pereira para realizar um de seus projetos. A casa, localizada em Campos do Jordão (SP), tem uma árvore no meio da sala.

Para tornar esse sonho possível é recomendável contar com ajuda especializada. O profissional vai verificar a condição em que a espécie está ou será plantada e irá procurar a que melhor se adapta a determinado ambiente, conforme sugere a arquiteta Ana Rozenblitz. “A jabuticabeira, por exemplo, não é grande, não precisa de muita luz ou água e sua raiz não é tão profunda”, menciona.

Caso a residência não possa receber uma árvore plantada no solo é possível apostar em espécies de vasos, conforme sugere a arquiteta Mon Liu. “O canto verde pode estar na varanda, no terraço ou nas proximidades de janelas ou portas com boa iluminação”, recomenda.

A profissional alerta que qualquer planta precisa de luminosidade para sobreviver. “A manutenção é fundamental para manter o vaso sempre bonito. E isso implica em cuidados como adubação e regas, aeração da terra, prevenção de pragas e doenças, podas  e retirada de folhas e galhos secos”, observa.

Árvores plantadas em vasos podem ser boas alternativas para quem não pode ter uma espécie plantada (Foto: Reprodução – Houzz)

 

Fonte: ZapImoveis