Petiscos de boteco em casa

fraA grana está curta para ir ao boteco com os amigos? Não perca a chance de beber uma cervejinha e jogar conversa fora: prepare os deliciosos petiscos em casa, se divirta e ainda economize.

Bolinho de bacalhau

Ingredientes

- 2 colher(es) de sopa de azeite virgem

- 5 dentes de alho picados

- 2 posta(s) ou 270 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado

- sal e pimenta do reino a gosto

- 3 1/2 unidade(s) grandes de batata Asterix, cozida, espremida e fria

- 1 colher(es) de sopa de salsa picada

- 2 ovos inteiros

- óleo para fritar, o suficiente para cobrir os bolinhos

Modo de preparo

Em uma frigideira fria, esquente o azeite, acrescente o alho e refogue até quase dourar. Acrescente o bacalhau. Em seguida, tempere-o com sal e pimenta a gosto. Coloque-o na geladeira para esfriar. No recipiente do bacalhau, misture a batata, a salsinha e os ovos. Amasse a massa com as mãos até que ela fique homogênea. Para dar o formato de bolinho de bacalhau, pegue a massa com uma colher de sopa. Encaixe outra colher de sopa e vá passando a massa de uma colher para outra até ficar no formato de quenelles, ou seja, no formato oval. Faça isso com todos os bolinhos até terminar a massa. Frite em óleo quente até dourar e sirva a seguir.

Anéis de cebola

Ingredientes

- 1 cebola grande cortada em pedaços de 1,5 cm

- 1 xícara e meia de farinha de trigo

- 1 lata de água tônica gelada

- 1 ovo

- 1 colher de sopa de pimenta-de-caiena (pimenta-vermelha)

- Sal e pimenta

- Óleo vegetal para fritura

Modo de preparo:

Aqueça o óleo em uma frigideira funda a 190°C. Em uma vasilha pequena, misture a farinha, a água tônica, o ovo e a pimenta-vermelha. Antes de mergulhar os anéis de cebola, adicione alguns cubos de gelo para manter a mistura bem gelada (isso facilita a fritura). Mergulhe os pedaços de cebola separados na massa até que estejam todos cobertos e reserve. Repita a operação com os anéis restantes. Frite poucos anéis por vez de 2 a 3 minutos ou até dourar. Remova para o papel toalha para secar. Tempere com sal e pimenta e sirva.

Frango à passarinho

Ingredientes

- 1 xícara de vinagre de vinho tinto

- 1/2 xícara de água

- 1 cebola média picada

- 10 dentes de alho descascados

- 1/2 pimenta-vermelha

- 1 pitada de pimenta-do-reino

- 1 colher (sopa) de óleo

- 1 pitada de noz-moscada moída

- 1 frango médio limpo, cortado em pedaços pequenos (à passarinho)

- Sal a gosto

- Salsinha picada para servir

Modo de preparo

Bata todos os temperos no liquidificador e deixe descansar por 2 horas. Tempere os pedaços de frango com sal e deixe descansar por 15 minutos. Após esse tempo, coloque o frango no tempero batido e deixe marinar por 2 horas na geladeira. Retire, seque com papel-toalha e frite em óleo bem quente até dourar. Escorra em papel absorvente. Passe para uma travessa, salpique com salsinha e sirva quente.

Fontes: UOL, GNT e All Recipes