Parceria com a natureza

Economizar energia elétrica e permitir que a luz do sol ilumine os ambientes internos é a opção para condomínios inteligentes

Ao utilizar e maximizar a iluminação natural, o condomínio promove a contenção de energia elétrica, já que edificações que tiram melhor proveito desta luz podem obter reduções de cerca de 40% no consumo. É, portanto, uma ideia a ser pensada!

 Uma alternativa para aproveitar a luz natural em condomínios é optar pelo uso de vidros inteligentes nas fachadas.

“Eles deixam passar a luz sem aquecer demais os ambientes, o que diminui a necessidade da utilização de ar condicionado, já que a luz do sol, além de iluminar, esquenta”, explica a arquiteta Adriana Noya.

Equilíbrio – Contudo, as aberturas que dão entrada para a luz solar devem ser controladas a fim de evitar ofuscamento e calor em excesso, ou seja, um ambiente que era para se tornar claro e aconchegante acaba ficando exageradamente quente. Apenas um profissional pode fazer a avaliação correta para que o condomínio opte pela melhor alternativa em cada local.

Segundo Fernando Bacellar, Coordenador de Usos Finais de Energia da AES Eletropaulo, um bom projeto arquitetônico cria espaços bonitos, agradáveis e racionais.

“Ao aproveitar a luz natural evita-se a necessidade de acender a iluminação artificial, principalmente em locais que trazem paredes, pisos e móveis claros, além de janelas grandes que iluminam melhor e por mais tempo”.

Idealmente, é o projeto arquitetônico que deve identificar a orientação solar do terreno, algo fundamental para garantir insolação adequada. Tudo isso depende da região onde o condomínio está localizado e dos locais em que é necessário a incidência de mais ou menos luz solar, de acordo com a necessidade de cada um. Se o empreendimento quiser colocar a ideia em prática vale consultar um profissional especializado para fazer a avaliação correta.

Vantagens da iluminação natural

. A iluminação natural pode satisfazer dois requisitos humanos básicos: enxergar bem e receber estímulo ambiental

. Proporciona um ambiente mais alegre, aconchegante e traz benefícios à saúde

. A entrada de luz solar nos ambientes proporciona também o fim do aparecimento de mofo e fungos

. Uma boa opção para grandes áreas é utilizar iluminação zenital por meio de claraboias e tetos transparentes

. O uso de persianas também é indicado para melhor aproveitamento da luz e o ideal é que elas sejam de cores claras

Fonte: iCondominial