Paisagismo: muito mais que um jardim bonito

Investimento de forma integrada na área externa é o diferencial para o bem-estar

Buscar um espaço com muita área verde é uma tendência vista não apenas por aqueles que vivem em casas, mas também em condomínios de apartamentos. No entanto, um projeto de paisagismo que valorize o conforto dos seus moradores, consiste em muito mais do que simplesmente adicionar flores e plantas à decoração. Neste sentido, um estudo da utilização dos espaços, junto a outros fatores como as condições climáticas do local e a tipologia do solo, são fundamentais para a definição do projeto paisagista. Características estas que irão definir a densidade da vegetação, os acabamentos de piso, móveis, acessórios, e outros detalhes.

Jardins melhoram a condição do ar seco e poluído, absorvem excesso de chuva e regulam as variações de temperatura. Além disso, espaços externos ligados às atividades de lazer e relaxamento proporcionammelhor qualidade de vida. O elemento água, por exemplo, quando interligado a jardins e plantas, reproduz um ambiente que traz ao morador a sensação de bem-estar. Nesta combinação destaca-se a criação de pequenos lagos ornamentais que, junto a pedras decorativas, agregam beleza ao verde das plantas.

Conjuntos arquitetônicos, formados por praças, jardins e lounges, também são componentes importantes, por criarem ambientes com sombras refrescantes. Dessa forma observa-se a relação entre as residências e paisagismo – planejamento que, depois de executado, gera tranquilidade, relaxamento e principalmente valorização do imóvel.

Fonte: Thá