Organize o ‘kit apagão’ para evitar a escuridão em dias de queda de energia

Especialistas em organização dão dicas do que ter e como guardar os objetos

Ter lanternas e velas em causa são as dicas mais simples para evitar a escuridão (Fotos: Shutterstock)

Os primeiros meses do ano costumam ser de muito calor, mas também de muitas chuvas em várias regiões do Brasil. Ligado a estes dois fenômenos naturais está a queda de energia, que também é muito comum neste período.

Para evitar a escuridão total, o ZAP conversou com duas especialistas em organização para dar dicas sobre o que ter nessas horas e onde guardar os objetos. Tudo deve estar em um local de fácil acesso.

“As pessoas devem ter velas, caixinhas de fósforos, lanterna com pilhas e uma lista de telefones úteis e de emergência como bombeiros, polícia, Samu, portaria e central de segurança do condomínio”, orienta a personal organizer, Carolina Pedroso.

Nesses momentos de falta de luz, as pessoas costumam lembrar-se da vela, mas é difícil saber onde ela está. No escuro, fica ainda mais complicado de achar as coisas necessárias. Onde guardar?

Para Rafaela Oliveira, personal organizer, é sempre bom deixar uma ou mais lanternas perto da porta de entrada ou na área de serviço. “Quando tirar para usar, devolva no mesmo lugar, assim não ficará na mão nos dias de aperto”, completa.

Velas aromáticas são ótimas para relaxar com um som de fundo

Outra opção é colocar todos os itens em uma caixa organizadora. “As pessoas podem identificar a caixa com etiqueta fluorescente e deixar em um local fácil de lembrar e também de fácil acesso”, diz Carolina.

Além dessas dicas básicas, é bom cuidar dos equipamentos eletrônicos desligando todos da tomada para evitar maiores problemas. Existem ainda, luzes de emergência que podem ser instaladas próximas à porta de entrada. Não são tão belas para compor na decoração, mas podem ser úteis nesses casos.

Tempo para relaxar – As opções de entretenimento ficam muito restritas durante um apagão, mas é possível tirar algum proveito da situação. Tente achar um lado positivo.

“Eu gosto de acender velas aromáticas e colocar a seleção de músicas prediletas no celular para tocar e poder relaxar até voltar a luz”, finaliza Rafaela.

Fonte: ZAP Imóveis