Natal ecológico: sua festa pode ser sustentável

Veja como medidas simples podem deixar sua festa de Natal mais sustentável

Quem viu a matéria especial da Revista Amanhã, do jornal O Globo, sobre Natal ecológico na última terça-feira? A reportagem abordou os excessos de consumo que acabam envolvendo a todos nessa época e que resultam em desperdícios e gastos elevados. Nós aqui adoramos as dicas para tentar passar um Natal ecológico e mais sustentável! Por isso resolvemos compartilhar algumas com vocês e mostrar sugestões eco-friendlys. Olha só:

Ceia

Na hora de escolher o cardápio, dê preferência aos produtos orgânicos e certificados por selos verdes e priorize alimentos locais. No lugar de nozes, use castanhas do pará. Abuse das frutas típicas da época: cerejas, damasco e ameixa.

Decoração

guirlanda verdeEnfeites descartáveis e importados são os que mais prejudicam o meio ambiente. Dê preferência ao artesanato local ou a peças feitas a partir de materiais descartáveis. O reaproveitamento caseiro de objetos é a opção mais sustentável e também mais divertida. Rolhas, garrafas pet, revistas, cartões velhos e até mesmo papel higiênico podem se transformar em enfeites charmosos. Use a imaginação!

Energia

Evite decorações com muitas luzes e sempre desligue a eletricidade quando for dormir. Hoje, existem luzes de LED que funcionam com energia solar e não precisam de tomada.

Presentespresente jornal

Ao embrulhar os presentes, tente reaproveitar os papéis de outros pacotes. Cartões com dispositivos eletrônicos são péssimos para o meio ambiente, principalmente se produzidos na China. Vale a pena fazer os próprios cartões: é mais prático e ecológico.

Fonte:Condomínios Verdes