Museu Oscar Niemeyer “Museu do Olho” o Maior da América Latina

O Museu Oscar Niemeyer mais conhecido localmente como Museu do Olho é um dos maiores e mais modernos Museus da América Latina. Foi inaugurado em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias do Estado e passou por adaptações onde em sua frente foi instalado o popularmente chamado Olho, um anexo de 30 metros de altura feitos de concreto e vidro que imprimiu uma nova identidade ao complexo.

Ambos os projetos são de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer que fez com que espaços construídos em épocas distintas pudessem conviver em perfeita harmonia e comunhão. Rampas em curvas, na área externa, e um túnel -acessado pelo subsolo do edifício principal- fazem o elo entre o passado e o presente, o Moderno e o Contemporâneo.
Tendo ao fundo a massa verde do Bosque do Papa / Memorial Polonês, o Museu, com mais de 35 mil metros quadrados de área construída, é uma obra de arte em si mesmo.
Com uma programação dedicada à exposição de Artes Visuais, Arquitetura e Design. E um espaço expositivo de alto nível, o Museu foi colocado no roteiro das grandes exposições, antes restrito ao eixo Rio-São Paulo, e consolidou o complexo como uma referência nacional e internacional. Composto por aproximadamente 2 mil peças, o acervo guarda obras dos paranaenses Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli e Caribé, entre outros.
No museu há um Centro de Documentação e Pesquisa, onde estudantes, professores e pesquisadores têm à disposição material para consulta e pesquisa nas três áreas de atuação do Museu –Artes Visuais, Arquitetura e Design. Para ter acesso ao setor, basta o pesquisador dirigir-se à bilheteria e solicitar um Ingresso para Pesquisa.
As edificações são distribuídas em quatro com as seguintes estruturas:
  • Térreo: Na extremidade Norte está à bilheteria, a loja com produtos personalizados do Museu e a cafeteria. Na parte Sul, localiza-se a entrada do Museu e o espaço eventos.
  • Primeiro piso: Com nove salas expositivas, o primeiro piso abriga em suas 9 salas a maioria das exposições. O ambiente pode ser acessado por meio de escadas, rampas e elevador, facilitando o trânsito de portadores de deficiências.
  • Sub-Solo: Neste nível se encontra a exposição permanente de projetos, fotos e maquetes de obras do arquiteto, batizado de Espaço Niemeyer. Também é onde estão instaladas as salas administrativas, o Espaço da Ação Educativa, onde são realizados cursos e oficinas, o Pátio das Esculturas, a Reserva Técnica e o Laboratório de Conservação e Restauro. Acesso ao olho pelo túnel.
  • Olho: Quatro pavimentos compõem o edifício do Olho. O salão principal é destinado a exposições e na parte côncava, há uma área para eventos.
Horário e Ingressos:
De terça a domingo, das 10h às 18h
Venda de ingressos até 17h 30
R$4,00 inteira e R$2,00 estudantes identificados
(crianças de até 12 anos, maiores de 60 não pagam)

No primeiro domingo de cada mês: Acesso Gratuito

Maiores Informações:
www.museuoscarniemeyer.org.br
Localização:
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
Como Chegar:
A pé: Você pode vir andando de outros pontos turísticos como: Centro Cívico e Bosque do Papa / Memorial Polonês
De carro: O complexo conta com 316 vagas nos dois estacionamentos  que são grátis.
Ônibus Linha Turismo: Primeiro horário: 09h57 Último horário:    18h27
Linhas de Ônibus: Interbairros II (verde)  Inter 2 (cinza)
Fonte: Guia Turismo Curitiba