Livro de ocorrências: Qual a sua importância? Para que serve?

Quando entramos numa delegacia de polícia, a primeira solicitação que fazemos é a elaboração de ocorrência policial, conhecida popularmente por BO. Assim como as delegacias de polícia registram crimes e contravenções o porteiro deve registrar também ocorrências que influenciem direta ou indiretamente na segurança do condomínio. Esse registro é de suma importância para o controle e gerenciamento das normas procedimentais de segurança, estabelecidas na Assembleia de moradores.

livro de ocorrênciasAs ocorrências lavradas no livro de ocorrências referem-se a:

- Crimes ocorridos dentro do prédio (ex: assalto, pichação, risco em capo de veiculo, furto de toca fita na garagem etc.) ou em suas proximidades (furto de auto na frente do prédio assalto, a transeunte etc.);

- Reclamações de moradores e funcionários do prédio ou domésticos;

- Qualquer constatação de desrespeito ás normas procedimentais de segurança;

- Fato inusitado ou suspeito;

- Qualquer tipo de desavença no interior do prédio ou no portão de entrada de pedestres ou veículos;

- Dano ou inoperância de equipamento de segurança.

O porteiro com foco em segurança deve ficar alerta durante o serviço para fatos inusitados ou suspeitos que possam ocorrer. Anotar placas de veículos ou motos sempre é uma boa pedida. Todos os acontecimentos estranhos e fora do normal devem ser registrados no livro de ocorrências. O porteiro deverá anotar no livro de ocorrências a data, hora, pessoas envolvidas, características físicas de pessoas e veículos suspeitos e redigir um breve relato do ocorrido.

Fonte: Tudo Sobre Segurança