Já arejou sua torneira hoje?

Conheça uma forma rápida e prática de economizar água em casa

Você sabe se suas torneiras têm arejador? Um arejador é um acessório para torneiras e chuveiros que tem a função de misturar ar à água, dando a sensação de maior volume. Assim, quanto maior a pressão, maior será a economia de água, que pode ser de 25% a 50%.

arejador para torneiraDados do relatório do Instituto Socioambiental (ISA) mostram que, diariamente, as capitais brasileiras, juntas, desperdiçam cerca de 2,5 milhões de litros de água, o que equivale ao abastecimento de 38 milhões de pessoas. Um dos principais motivos dessa perda deve-se ao consumo doméstico, que, atualmente, demanda mais de 140 litros per capita, aproximadamente 30 litros acima do recomendado pela ONU. Torneiras tradicionais chegam a liberar 20 litros por minuto.

Se suas torneiras não tem arejadores, dependendo do modelo e marca de torneiras que você tenha, não é necessário trocar de torneira. É possível simplesmente incluir um arejador independente.

O mercado oferece linhas completas de produtos e acessórios que proporcionam o uso econômico e eficaz da água. Caso da marca Víqua, que desenvolveu oito linhas de torneiras equipadas com arejadores, que liberam em média apenas de 6 litros a 7,5 litros de água por minuto.

A economia pode ser ainda maior

Uma torneira de médio fluxo libera de 5 a 10 litros de água por minuto, quantidade essa inclusive necessária para o arejamento. Mas a marca Draco foi além e conseguiu desenvolver torneiras com arejadores tipo spray, que liberam o jato de água em formato “chuveirinho”, além de permitir a restrição auto-ajustável de vazão para até 1,8 litro por minuto, sem prejuízo do conforto.

Considerando-se que as torneiras são responsáveis por de 10% a 20% do consumo, essa redução de vazão representará uma economia de, aproximadamente, 60% a 80% no gasto de água. O que significa cerca de 6% menos na conta mensal.

Economia também no chuveiro

Além das torneiras, os arejadores também podem ser usados nos chuveiros, que liberam, normalmente, de 10 a 30 litros de água por minuto, sendo responsáveis por de 30% a 50% do consumo de água da casa.

Reguladores de vazão, como os fabricados pela Draco permitem ajustar a vazão da água em 8 litros por minuto, quantidade mínima e suficiente para um banho revigorante e econômico.

Dica para instalar arejadores

Para instalar os equipamentos, dispense o encanador. Basta rosquear os arejadores nos bicos das torneiras e pronto. Mas atenção, os dois produtos devem ser da mesma marca ou serem compatíveis. Basta procurar em casas de materiais de construção ou lojas de louças sanitárias.

Teste se você precisa de um arejador

Agora que você já sabe como economizar água sem perder o conforto, confira a dica do diretor comercial da Econoágua, Carlos Eduardo Dzialoschinsky, e saiba como verificar em sua casa ou escritório, o quanto cada torneira consumiria se ficasse aberta por 1 minuto:

- Pegue uma jarra, graduada em mililitros, preferencialmente de 1 a 2 litros de capacidade, e um relógio que marque os segundos

- Coloque a jarra de baixo da torneira ou do chuveiro, e deixe a água escorrer por 6 segundos

- Anote num papel a quantidade de água coletada na jarra nesse período

- Multiplique esse valor por 10. Exemplo: 1.500 ml x 10 = 15 litros por minuto.

Quando o resultado de consumo for maior do que 10 litros por minuto na torneira da cozinha, no tanque de lavar roupa ou na torneira do banheiro é hora de instalar um arejador.

Fonte: IG