Isolamento térmico de apartamento ou casa

O silicone pode ajudar a diminuir sua conta de luz. Se empregado em determinados lugares do edifício ou casa, o material contribui para o isolamento térmico da construção. Uma edificação bem isolada necessita de menos energia, pois, no inverno, esfria mais devagar e, no verão, não esquenta tanto, afirmou o coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Lucas Freire.

casa protegida 4Segundo ele, telhas e tijolos tratados com silicone, por exemplo, permitem que a troca de calor entre o interior e o exterior da edificação seja mais amena, diminuindo o uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

“O isolamento de telhados, paredes e porões, proporcionado pelo silicone, permite que a residência reduza em até 41% a perda de energia, conforme estudos europeus”, informou o coordenador da entidade.

O silicone impede ainda a absorção de água, o que faz com que a edificação não gaste energia para “secar” essa umidade. “O silicone é um excelente isolante. Repele a água da chuva, impendido também que a casa acumule mofo e outros problemas provocados pelo excesso de umidade, aumentando assim a vida útil do imóvel”, explicou Freire.

Ainda conforme o representante da Abiquim, ao mesmo tempo, o produto proporciona conforto. “Há menos variação na temperatura e o ambiente se torna mais agradável”, concluiu.

Fonte: Folha do Condomínio