Instalar ar condicionado ou ventiladores de teto

Projetos para ventiladores de teto são mais baratos, porém o ar-condicionado tem maior eficiência na hora de refrescar

Uma das grandes preocupações de quem mora em casas ou apartamentos (sejam grandes ou pequenos) é a climatização e refrigeração do ambiente. Sobretudo no verão, quando as temperaturas ficam elevadas, o estoque de ventiladores e ar-condicionados tende a diminuir nas lojas.

Na estação quente, mais do que em qualquer outra, as pessoas pensam em investir nos aparelhos de refrigeração para deixar as residências mais frescas. Mas você sabe qual escolher dentre as  inúmeras opções disponíveis no mercado? Confira nossas dicas! Certamente você terá mais segurança para tomar a sua decisão.

Ventilador de teto

ventilador de tetoOs ventiladores cumprem muito bem o papel de refrescar os ambientes abafados, entretanto, ele não refrigera o espaço, apenas o torna mais agradável. Existem os ventiladores de mesa, de parede, de coluna, de torre e de teto. Vale destacar que justamente os de teto são os mais eficientes, afinal a abrangência da circulação de ar é maior.

Os ventiladores de teto mais modernos possuem timer e painel digital, com a funcionalidade de programar o aparelho para o desligamento automático. Eles representam um excelente custo benefício para os usuários, pois além de seu preço de aquisição ser bem inferior ao dos aparelhos de ar-condicionado, o custo de manutenção também é menor. No quesito economia de energia, os ventiladores também ganham disparados.

Ar-condicionado

Um dos grandes diferenciais do ar-condicionado é a variedade de modelos existentes no mercado. Cada um possui características distintas, que os tornam perfeitos para determinados ambientes. Há os modelos portáteis, split inverter, split e de janela. Veja a seguir as peculiaridades de cada versão:

  • Ar-condicionado portátil – A grande vantagem desse aparelho é a mobilidade, pois normalmente os portáteis são leves, pequenos e aindaar condicionado 4 vêm equipados com rodinhas. Isso permite que eles sejam levados de um cômodo para outro e até em viagens para a praia ou campo, caso o usuário assim deseje.

  • Ar-condicionado Split Inverter – Esses aparelhos atingem a temperatura desejada de forma rápida e depois disso a mantém constante. Isso ocorre por conta da velocidade contínua da rotação do compressor. O Split Inverter oferece uma economia de energia variável entre 40% e 60% se comparado aos outro modelos de ar-condicionado. Além disso, seu ruído é menor.

  • Ar-condicionado Split – Esses aparelhos se destacam pelo design moderno e pela versatilidade. Combinam em qualquer projeto arquitetônico sem comprometer o visual do ambiente. Eles são bem silenciosos, já que o condensador de ar fica instalado na parte externa da casa, por exemplo, na varanda. Como fica perto do teto, ele funciona através de troca de ar, o que auxilia potencialmente na economia de energia.

  • Ar-condicionado de Janela – Indicado para locais pequenos, o ar-condicionado de janela é o mais tradicional dos modelos disponíveis no mercado. Ele é bastante compacto e simples de instalar, além de ser mais barato do que as outras versões. Esse exemplar possui um sistema de refrigeração completo em um único bloco e é um pouco mais barulhento do que os outros.

Climatizador

climatizadorOutras opções que surgem como boas alternativas aos ventiladores e ar-condicionados são os climatizadores de ar. Eles umidificam o ambiente e refrescam um pouco mais que os ventiladores. O aparelho custa cerca de R$ 400 (pode variar conforme o modelo) e apresenta uma economia de energia significativa em relação aos aparelhos de ar-condicionado.

Vale salientar que os climatizadores são ideais para quem deseja se refrescar, mas possui problemas respiratórios. Isso só é possível porque o ar que o climatizador libera, além de mais úmido, é 30% mais puro.

Fonte: Imóvel Web