Guia da reforma econômica: texturas na parede

Para deixar as paredes da sua casa com uma aparência renovada, a aplicação de texturas pode ser uma boa ideia

Quem não quer ter uma parede diferente? Ainda mais se for gastando pouco! Vamos te mostrar como ter uma parede hiper charmosa usando texturas. Preparamos até um tutorial pra você testar com aquela tinta que sobrou da última reforma! Prepare os pincéis e mãos a obra!

Simples e colorido

Vamos começar pelo mais básico, a textura bicolor. Sabe aquele restinho de tinta colorida que sobrou de uma ou outra reforma? Você vai precisar dela e de uma esponja grande. Você as encontra com facilidade nessas lojas de construção.

textura 1

Com a esponja e a tinta devidamente separadas, molhe de leve o lado amarelo – ou o mais macio da sua esponja – na tinta. Aos poucos, vá dando leves batidas nas paredes com a esponja suja de tinta. Lembre-se que sua intenção não é colorir a parede completamente, apenas texturizá-la. Por isso a esponja não pode estar encharcada. Caso você ache que sua esponja está deixando a parede molhada demais, uma esponja seca resolve o problema. Ela vai ajudar a “chupar” a tinta excedente da parede, que pode ser usada em outras áreas posteriormente.

Para ter um efeito bicolor, use uma segunda cor bem diferente da cor de fundo e repita o processo. O resultado final varia com a quantidade de tinta que foi aplicada e do tipo de esponja. Dá para fazer desde uma parede cheia de nuvens, com batidas mais suaves em azul e branco, até um degradê, com concentrações diferentes das duas cores ao longo da parede.

Também dá pra criar diferentes efeitos usando escovas de lavar a roupa e vassouras de cerdas duras, por exemplo.

Um pouco mais sofisticado

Para quem tem um pouquinho mais no orçamento, ou quer renovar uma área menor, as tintas e géis especiais para texturas  são boas pedidas. Elas têm um valor um pouco mais alto, mas fazem milagres em termos de acabamento. Um kit com desempenadeira, tinta de efeito e um preparador de paredes ou gel custa até  R$100,00. Com este valor, é possível texturizar até 10 m².

textura 2

Esse parede linda parece mármore, mas na verdade é um texturizador. É necessário deixar a parede lisa e uniforme primeiro. Depois, seguindo as instruções específicas do fabricantes, aplicar as várias demãos de cor, sempre respeitando o seu tempo de secagem. A finalização é feita com enceradeira, com um produto especial de polimento..

Um mimo extra para as suas paredes

textura 3

Ficou com preguiça só de ver o trabalho que dá pra fazer essas paredes lindas? Os pincéis texturizados vem chegando no nosso país e com um precinho bem camarada. Imagina só fazer essas texturas com uma única demão? Pra usar basta ter um pouco de coordenação motora, que sua parede sai linda e com ar de profissional. Rápido e barato!

A criatividade para cores e formas fica por sua conta. Com um pouquinho de inspiração dá para criar fundos incríveis!

Fonte: Imóvel Web