Fechaduras que dão mais segurança à casa

Saiba o que deve ser levado em conta na hora de comprar fechaduras

fechaduraAs fechaduras são peças extremamente importantes para a segurança de nossa casa. Na hora de escolher uma, não é possível ater-se apenas ao design do produto, pois é um item de alta durabilidade.

Conhecer um pouco mais sobre as características das fechaduras vai auxiliar você a comprar com mais tranquilidade na hora de equipar a sua casa.

Para sua segurança, leia as embalagens das fechaduras

A legislação brasileira atualmente determina que os fabricantes disponibilizem em suas embalagens, três importantes informações sobre o mecanismo desses produtos: tráfego, segurança e corrosão.

• Tráfego: atributo relacionado a quantas vezes a porta é aberta. Existem fechaduras específicas para o caso de tráfego leve, moderado ou alto.

• Segurança: é a resistência da fechadura a arrombamentos, medida em três níveis: baixa, média e alta.

• Corrosão: é a adequação do material da fechadura ao ambiente no qual será inserida. Dividem-se em próprias para a área urbana, zona rural e litoral. No quesito resistência mecânica, as fechaduras de alumínio são as mais resistentes.

As características das portas  nas quais serão instaladas as fechaduras também determinam o modelo a ser escolhido, portanto na hora da compra tenha em mente o material e a espessura da sua porta.

Instale portas fortes de metal ou madeira nos acessos a casa. Nas portas do interior da casa podem ser utilizadas fechaduras mais simples. Reforce apenas os cômodos que considere estratégicos.

No caso de troca de fechaduras, esteja atento às medidas. Para que não haja erro,retire todo o mecanismo da fechadura e leve-o às compras junto com você. Assim, os vendedores ou chaveiros poderão instruí-lo melhor na escolha.

Conheça os modelos de fechadura

Dentro das fechaduras existem mecanismos de encaixe que só se ajustam a chave correta para abrir e fechar. O que varia de modelo para modelo é a complexidade desses encaixes.  Os modelos simples (chamados de modelo com pino e tranqueta) são mais fáceis de serem violados.

A lingueta é o fecho da fechadura. Linguetas com resvale são aquelas que funcionam sem o uso de chaves.

As fechaduras de aplicação à vista são parafusadas no exterior da porta e ficam bem visíveis. Modelo mais usado em portas externas e de garagens.

As fechaduras de embutir  são as mais comuns e podem ser encontradas nos seguintes modelos:

fechadura de embutir• Fechaduras de embutir com cilindro - Possui mecanismo removível de abrir e fechar. Indicada para uso em portas de acesso;

• Fechaduras de embutir tipo gorges - A parte que aciona sua lingueta integra a própria fechadura;

• Fechaduras de embutir em portas de correr - Sua lingueta tem forma de gancho. Indicada para portas internas que não precisem de segurança reforçada;

• Fechaduras de embutir com acionamento elétrico - existem inúmeros tipos de fechaduras elétricas. São comumente utilizadas em portões, podem ser controladas com cartões magnéticos,

As fechaduras sem maçaneta dificultam a violação para os que não possuem as chaves, pois não têm mecanismo de molas, o que torna mais difícil empurrar sua lingueta sem usar chaves; por isso são mais seguras. Essas fechaduras são indicadas para portas que demandem mais segurança, como as portas de entrada da casa, ou de cômodos mais vulneráveis.

Aquele tipo de fechadura que possui um botão de pressão para trancar a porta do lado de dentro é um tipo de fechadura cilíndrica. Por fora, só é possível abri-la utilizando chaves. O uso dessas fechaduras é indicado para portas interiores. Têm baixo custo e são razoavelmente seguras.

As fechaduras tubulares possuem um mecanismo de funcionamento mais complexo e são mais caras, porém são também mais difíceis de seremfechadura tubular violadas.

FECHADURA BIOMÉTRICAAs fechaduras biométricas são aquelas que reconhecem impressões digitais. O número de impressões digitais que podem ser gravadas varia de acordo com o modelo e o fabricante, mas é suficiente para que você permita o acesso de qualquer pessoa de forma simples. Atente-se para o caso de falha do sistema, pois alguns têm a opção de abertura por senha ou uma chave mecânica especial.

Fonte: Portal BBel