Fazendo arte em casa

Realizar trabalhos manuais no apartamento de forma profissional é possível, desde que haja uma boa organização

arte

Trabalhar em home-office tem suas vantagens, mas e quando a tarefa não é feita em um escritório, sem computador nem telefone, e, sim, com agulhas, linhas, tesoura e uma série de materiais que o trabalho manual exige? Dá para organizar o espaço de forma que a atividade continue profissional e a bagunça seja minimizada?

A decoradora Nárriman Alcure acredita que sim, mesmo que se more em um apartamento pequeno e com pouco espaço.“É sempre possível montar um lugar para se trabalhar com arte ou decoração, basta ter disciplina e disposição”, orienta.

Cada coisa no seu lugar

“O tamanho do espaço não importa. Se for bem organizado vai funcionar perfeitamente, e para isso existem diversas dicas que facilitam o trabalho”, diz ela.

Entre as sugestões estão o uso de prateleiras para acomodar vidros e potes. Gaveteiros e caixas também são importantes na criação de um ateliê em casa, já que o trabalho manual normalmente exige uma série de peças pequeninas que devem ser bem guardadas para que a pessoa não as perca.

E, para criar uma bancada de trabalho, basta improvisar uma mesa com dois cavaletes e uma prancha de MDF, caso a ideia não seja comprar algo pronto.

Outro tipo de bagunça

Quem trabalha com arte sabe que a organização do espaço não apenas é essencial para a própria pessoa conseguir produzir direito e com rapidez, mas também para separar o espaço profissional e os materiais de trabalho de todos os outros objetos que fazem parte da casa, especialmente se houver crianças que, naturalmente, têm uma curiosidade mais aguçada e querem mexer em tudo.

“Acredito que as crianças precisam ser apresentadas ao que a mãe trabalha e conhecer pequenas regras. Para mim foi bem difícil, mas deixei que eles mexessem bastante em tudo, matassem a curiosidade e entendessem que ali era o espaço da mamãe trabalhar”, conta Fernanda Kappel, criadora da marca Tchunga Marepunga, que, durante os anos iniciais, trabalhou na criação e execução das peças de roupa em casa mesmo.

“Ter que deixar criança chorando e fechar a porta não é nada fácil. E depois ainda apartar brigas, fazer as crianças pequenas entenderem que a mamãe está ali e não está ao mesmo tempo. Mas não tem jeito. Tem que persistir e ter muita organização”, ensina.

Um canto pode virar um ateliê organizado

  • Use prateleiras para acomodar vidros, potes e caixas que servem para guardar botões, contas e alfinetes
  • Rolos de fitas podem ser armazenados juntos num pedaço de madeira, tipo um cabo de vassoura, o que facilita na hora do manuseio
  • Utilize gaveteiros ou caixas para armazenar tecidos e outros objetos – e mantenha as gavetas trancadas se houver crianças na área
  • Latinhas de conservas podem acomodar pincéis e rótulos vintage podem ser impressos nelas, conferindo um charme especial ao ambiente
  • Se for possível investir em móveis novos prefira os planejados, eles conferem praticidade ao local e o desenho pode ser feito pela própria pessoa, aproveitando ao máximo o espaço disponível

Fonte: Minha Área