Escolha o carro de acordo com a garagem

Antes de trocar seu veículo por um modelo maior, verifique se há a possibilidade de conseguir uma vaga mais espaçosa

Engana-se quem pensa que a dor de cabeça e o estresse começam só na hora de encarar o trânsito das grandes cidades. A dificuldade começa na hora de sair do condomínio, onde o espaço da garagem é repartido entre os moradores para oferecer o maior número de vagas possível. Quase sempre, elas são pequenas e exigem habilidade extra de quem manobra os veículos.

vaga de garagem 6Aí vem a questão: qual é o tamanho ideal para estacionar o seu carro? O tamanho mínimo de uma vaga na garagem deve ser de 4,2 metros de comprimento por dois de largura (conforme tabela abaixo), de acordo com engenheiros. Ainda assim, essas vagas continuam apertadas para a entrada e saída com folga de veículos médios e grandes.

Segundo a arquiteta Ana Lúcia Siciliano, em prédios de alto padrão, essa metragem costuma ser mais vantajosa: cerca de 2,3 metros de largura por 4,7 metros de comprimento.

É interessante comentar que as medidas podem variar em cada cidade. Há locais em que a metragem aumenta para cinco metros de comprimento por 2,5 metros de largura, conforme o Código de Obras local.

No entanto, nem todos os prédios cumprem as medidas. E reivindicar o espaço de acordo com o seu tipo de carro exige tempo, advogado e muita paciência. Isso significa que o ideal é verificar esses detalhes no início.

Antes de comprar um apartamento, é preciso checar o tamanho médio das vagas e se são particulares (definidas na hora da compra do apartamento) ou indeterminadas. Se o seu caso for o segundo, descubra como é feito o rodízio (por tipo de carros, sorteio) e com que frequência a troca é reali zada. Assim, você não correrá o risco de ter de colocar o seu carro grande em uma vaga para veículos pequenos.

Cabe mais um aqui?

Para quem mora em casa, aumentar o tamanho da garagem não é impossível. São diversas possibilidades, dependendo do espaço disponível. “Diminuir ou eliminar o espaço do jardim é uma opção, se o proprietário não se incomodar com a perda”, explica a arquiteta Ana Lúcia Siciliano. “O ideal é deixar um recuo maior na hora de construir a casa.”

Lembrando que, para não danificar nenhuma parte da estrutura do imóvel, é preciso consultar a planta antes de partir para a quebradeira.

Confira o tamanho de vagas de garagem em prédios (Código de Obras e Edificações de São Paulo)

Veículo pequeno: 2,10 m 2 m 4,20 m;

Veículo médio 2,10 m 2,10 m 4,70 m;

Veículo grande 2,30 m 2,50 m 5,50 m;

Veículo de deficiente físico 2,30 m 3,50 m 5,50 m;

Moto 2m 1m 2 m.

Fonte: Band