Escadas seguras e funcionais

A obrigatoriedade de instalação de elevadores em condomínios varia de acordo com a lei de cada município, a maioria das legislações – promulgadas da década de 80 em diante – prevê o uso desses equipamentos em edificações com mais de três andares.

Com a proliferação dos elevadores até mesmo nos prédios com poucas unidades, fez com que um elemento estrutural importantíssimo fosse de certa forma deixado em segundo plano: a escada.

Se você mora em um apartamento do décimo andar para cima, pare para pensar em quantas vezes utilizou a escada do seu edifício. Certamente foram poucas as vezes, não é? Essa conduta não está errada, afinal a tecnologia existe para servir positivamente ao ser humano, neste caso, poupando-lhe tempo e esforço. Todavia, não se podem esquecer as escadas.

Mesmo que sejam pouco usadas, elas precisam estar sempre prontas.

A escada é item essencial no projeto de todo edifício, afinal, muita gente tem fobia ou não gosta de utilizar o elevador. Além disso, quando este está em manutenção é ela, a escada, a única opção dos moradores. Para que esse item seja mais seguro, funcional e bonito é preciso estar atento a algumas orientações. É importante estar atento a detalhes como luz e largura dos degraus, para maior segurança, e também se ela atende aos critérios de acessibilidade dispostos pela Constituição Federal.

O corrimão, aliás, é item indispensável. Ele serve de apoio, principalmente para idosos, para subir e descer os degraus com cuidado. A iluminação, que não pode ficar de fora desse tipo de projeto, pode ser natural ou não, desde que ofereça boa visibilidade dos degraus.

O diretor da construtora Casa Mais de Minas Gerais, Peterson Querino, cita os elementos essenciais para uma escada segura e funcional. Para uma escada segura é imprescindível que a mesma contenha guarda corpo, piso antiderrapante, e janela para iluminação e ventilação natural. Para que seja funcional, a instalação de cerâmica de boa qualidade é ideal, pois facilita a limpeza e dispensa manutenção, além de ser muito bonita, ensina.

Peterson chama a atenção para outro elemento. Nas escadas situadas em local de uso comum, devem ser evitando obstáculos, como vasos de plantas e outros itens de decoração. Em uma situação de emergência, objetos podem dificultar a passagem das pessoas e causar acidentes, alerta.

A arquiteta Marina Dubal, do escritório Dad Arquitetura, reforça: As proporções corretas são vitais para uma escada confortável e segura, nada de degraus estreitos!
Além das medidas de piso e espelho, complementos como corrimão e guarda-corpo devem fazer parte do projeto para que a escada esteja corretamente dimensionada e haja apoio e proteção. O cálculo dessas medidas é feito por profissionais da área de arquitetura e construção civil.

Além da funcionalidade, as escadas podem colaborar com a estética do condomínio, seja ele residencial ou comercial.

A escada pode ter cores, materiais, revestimentos e estilos diversos reta, em espiral ou clássica.

Com criatividade e ajuda de profissionais gabaritados, ela pode se tornar uma bela peça de design.

Fonte: Jornal do Síndico