Entenda a diferença entre os tipos de revestimentos

A procura por revestimentos de madeira – naturais ou não – tem sido mais frequente para a reforma e construção

Revestimento de piso: madeira

Entre todos os revestimentos de piso disponíveis atualmente no mercado, a madeira é uma das mais procuradas. Pode ser encontrada em duas formas, a natural e a artificial (imitação).

Piso de madeira natural

É sempre a primeira opção por sua beleza e grande variedade de tipos e cores. Os mais comuns são: taco, piso pronto e de demolição.

Taco

Por apresentar vários padrões gráficos fica muito bom em qualquer ambiente.

Entre todos o meu preferido é o “taco palito amêndola”.

MARINAT

No entanto, se compararmos a outros tipos de revestimento, sua colocação é a mais demorada – uns 30 dias - dependendo da área. Isto porque depois de instalado, necessita de um tempo de lixamento, acomodação e aplicação da resina (sinteco ou bona). Entre os pisos de madeira natural essa opção é a mais econômica.

Piso Pronto

Tem as mesmas características do taco. A única diferença é que já está pronto, não sendo necessário aguardar o tempo de lixamento e aplicação da resina, ou seja, uma vez colocado é só mudar!

Piso Pronto amêndola:

MARINAT2

Piso de demolição:

É a opção mais cara de todas aqui apresentadas, mas o resultado final é maravilhoso! Requer manutenção mais cuidadosa, pois se trata de um piso rústico, mais irregular que os outros e com mais veios. A colocação é a mesma que a do taco ou assoalho, a única diferença que a etapa do lixamento não é feita.

Piso de demolição cumaru:

MARINAT3

Porcelanato de madeira:

É igual ao piso de madeira natural, e pode ser encontrado em diversas formas e tamanhos. Em meus projetos prefiro sugerir aquele que é igual ao assoalho. A vantagem de usar esse tipo de revestimento é que pode ser utilizado na casa inteira, tanto nas áreas molhadas (cozinha, terraço, lavabo), como nas áreas secas (salas, quartos e escritório). Escolhendo um único tipo de revestimento, tem-se a sensação de amplitude, além de ser bem mais prático e de fácil manutenção. Sua colocação é a mesma de qualquer porcelanato.

MARINAT4

É muito semelhante ao piso de madeira natural. Dos pisos apresentados aqui, é o mais econômico e tem a colocação mais rápida. Outra vantagem importante é que pode ser aplicado por cima de outro piso existente, de cerâmica por exemplo. Certamente vai minimizar tempo e dinheiro na obra. É igual aquele piso emborrachado de hospital e academia, mas com padrão de madeira. Sua apresentação pode ser em manta (rolo) ou em placas (igual ao assoalho). Recomendo o uso em placas, pois fica mais fiel a madeira de verdade. A colocação é muito rápida, feita por empresa especializada.

Durante a colocação sob o piso cerâmico

MARINAT5

Piso finalizado

MARINAT6

Fonte: ImovelWeb