Documentos cada vez mais digitais ajudam na transparência da gestão

Todos nós estamos acostumados a guardar documentos, recibos de pagamentos, atas de assembleias de condomínios no bom e velho papel.

Temos a sensação que o papel é muito mais seguro em relação a qualquer outro formato.

Com a modernização da informática e de suas diversas ferramentas, essa “mania” poderá ser substituída por arquivos digitais.

No caso dos condomínios, em passos mais lentos, a informática também esta possibilitando facilidades.

As famosas pastas de prestação de contas estão sendo substituídas por pastas digitais, disponíveis no site dos condomínios ou das administradoras.

Além de facilitar a vida dos membros do Corpo Diretivo no momento da verificação, acaba dando mais transparência na gestão, pois qualquer condômino poderá ter acesso.

A saúde financeira estará à disposição de toda massa condominial. Faturas, notas fiscais de serviços, todos os contratos celebrados, programação das manutenções preventivas, cadastro de fornecedores, comprovante de pagamento dos impostos e também o índice de inadimplência de cada mês.

Isso demonstrará total transparência por parte da administração e tranquilidade nas assembleias, uma vez que todos terão acesso às informações.

Sem contar na questão da segurança, pois com os documentos digitalizados e disponíveis na internet, as chances de perdas são mínimas.

Outro ponto que merece destaque é a economia gerada. Como não será necessário imprimir comprovantes de pagamentos bem como outros documentos necessários para confeccionar as pastas, haverá redução nas despesas.

Sabemos que a implantação dessas ferramentas modernas dará trabalho, entretanto, os resultados, com certeza, serão gratificantes. E meio ambiente agradece, claro.

Fonte: SindicoNet.com