Dicas para economizar dinheiro e tempo na hora de decorar

Antes de tudo, priorize o que é mais importante!

Para ajudar, criamos um cronograma que irá auxiliar muito na hora de uma mudança, na hora de decorar um novo apartamento ou casa.

Seguindo estas regras simples você irá economizar tempo e dinheiro.

1- Anote todas as medidas de todos os cômodos. Faça isso cômodo por cômodo. Anote também a medida da porta, da janela e dos pontos de energia.

2- Anote as medidas dos móveis que você quer levar para o novo endereço.

3- Com todas as medidas dos ambientes em mãos, faça uma planta baixa.

4- Depois da planta baixa pronta, posicione os móveis que irá levar para o novo endereço. Nessa hora você verá se seus móveis irão se adequar à nova casa. Os espaços que sobrarem poderão ser preenchidos com móveis novos. Você já tem as medidas e saberá adquirir o móvel ou o acessório ideal.

5- Depois que você já definiu onde cada móvel ficará, é chegada a hora de colorir paredes e móveis, colocar cortinas, papéis de paredes e adornos.

Dicas importantes: 
► Dê atenção aos pontos de energia. Imagina você pintar ou colocar um papel de parede onde deveria ter uma tomada ou um cabo para o computador?
Ficar espalhando fios aparentes pela casa nova é muito chato né?! Se antes você atentar para isso, fica muito mais fácil evitar um problema. Até porque, em muitos casos, recortar uma parede para encaixar uma tomada de energia não é tão difícil assim.

► Cuidado com as regras essenciais de área mínima de circulação. Por exemplo: verifique se há espaço suficiente para abrir a porta de um armário ou se há espaço para que seus convidados possam se sentar à mesa. Em uma mesa de jantar as cadeiras precisam ter, no mínimo, 70 cm entre elas para que as pessoas possam se sentar e se levantar confortavelmente.

► Seja fiel ao seu gosto pessoal. Faça um storyboard (um mural) com referências que te agradam: fotos de revistas, pedaços de tecidos, texturas e cores. Não adianta você seguir o que está na “moda” se você não estiver a vontade dentro de sua própria casa. Caso contrário, será questão de tempo você mudar tudo e aí lá vai dinheiro!

► Leia, pesquise. Utilize o Google a seu favor, mas mantenha o foco.

► Se você está com a grana curta, não tenha medo de criar algo feito por você. Tem muitos sites e blogs com dicas ótimas de Faça Você Mesmo ou DIY (do it yourself)

► Uma poltrona ou cadeira antiga, depois de pintada e de uma tapeçaria nova, vira jóia rara!

► A “moda” está democrática. Arrisque misturar um móvel antigo com um mais moderno. O resultado pode te surpreender! Em casas de móveis usados, antiquários e brechós você pode garimpar ótimas peças.

Fonte:Vera Moraes