Dicas de arquitetura para relaxar em casa

Final de ano é uma correria sem fim e quando o ano começa o corpo só quer relaxar

Viajar é uma das melhores formas para desacelerar, porém, se isso não for possível, existe uma maneira simples para ajudar a relaxar o corpo e a mente: aproveitar os pequenos prazeres do próprio cotidiano. E, por incrível que pareça, isso pode ser feito em casa, uma vez que uma das funções da arquitetura e do design é justamente organizar espaços, elementos e composições que são capazes de aliviar o estresse e deixar a vida mais leve.

“A arquitetura como ferramenta que concebe o espaço, tem como princípios básicos alguns fatores que contribuem muito para uma vida mais plena e menos estressante. Ambientes mais amplos, com maior intensidade de luz e ventilação natural, por exemplo, ajudam a trazer a sensação de bem-estar”, acrescenta a arquiteta Estela Netto.

A sensação de calmaria e relaxamento também é inerente a alguns itens, como lista o arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo. “Um spa, ofurô, espriguiçadeirahidromassagem, banheira, cama de massagem, poltrona para leitura e uma espreguiçadeira, esses são alguns aliados que tornam a morada convidativa ao descanso. Uma dica bem interessante é criar ainda ambientes destinados aos hobbies dos moradores, como espaços de cinema, pintura, culinária ou outros”, ensina.

Já para quem busca a sensação de aconchego no lar, ela pode ser encontrada com soluções simples de decoração. “O design mais leve, porém funcional, aliado a móveis sofisticados, geram conforto, comodidade e restaura as energias daqueles estressados com a rotina cheia de compromissos. Uma pessoa mais relaxada, é mais criativa e empenhada com os projetos profissionais”, destaca a designer de interiores Iara Santos.

Para quem anda estressado, cansado demais e aproveitando a vida de menos, Estela finaliza com a seguinte mensagem: “A melhor vista, a melhor cadeira, o melhor cantinho já estão aí dentro do seu espaço e estão loucos para se mostrar a você. Deixe sua casa lhe mostrar”.

Fonte: Info Imóveis