Dicas caseiras ajudam a cuidar das roupas sem precisar da lavanderia profissional

Personal organizer ensina a passar roupa e como tirar manchas encardidas

roupas passadas

Ter as roupas cheirosas e tão perfeitinhas quanto às lavanderias profissionais é uma tarefa difícil. Mas há algumas dicas valiosas que podem te ajudar em casa e acabar com esse gasto adicional. É importante prestar atenção aos mínimos detalhes para que sua vestimenta fique limpinha e engomada.

Segundo a personal organizer Helo Henne, alguns pequenos processos podem fazer com que a lavagem seja perfeita ou então um fiasco, causando danos sem volta em algumas peças.

“As máquinas que lavam por tombamento, ou seja, as com tampa frontal, são consideradas as melhores para a lavagem, porque lavam melhor as roupas e não as danificam, além de amassar pouco e gastar menos água”, conta Helo.

As lavanderias utilizam produtos profissionais, importados e que não estão disponíveis no mercado. Segundo a personal organizer, estes produtos tem maior poder de limpeza e, com isso, o perfume dura um pouco mais do que os produtos que as pessoas utilizam em casa.

“Mas não fique triste, além dos amaciantes perfumados hoje em dia existem as águas perfumadas para se borrifar por toda roupa antes de passar. Elas oferecem um resultado fantástico. Mas, veja bem, não exagere no amaciante por que ele em excesso não faz bem para suas roupas”, recomenda.

roupa passada

 

Truques caseiros para passar roupa

Mandar as roupas para as lavanderias acaba sendo um trabalho a mais na sua rotina e um gasto, às vezes, desnecessário. Por isso, Helo sugere algumas técnicas de passadoria para facilitar a sua vida. A primeira coisa a saber é simples, deve-se esticar bem as roupas e usar o vapor.

Para as camisas sociais, há uma técnica para que elas fiquem extremamente lisas. Primeiro passe a gola, seguido dos punhos, costas e frente. “O suporte de passar mangas que se acopla na tábua de passar será um aliado, ele confere um acabamento perfeito. Após passar as camisas mantenha o primeiro botão abotoado, isso preserva a integridade da gola”, orienta Helo.

As toalhas de banho não devem ser passadas a ferro. A alta temperatura danifica as fibras tonando-as em pouco tempo rígidas e grosseiras. Ao tirar da máquina sacuda bem e estique as laterais e, pronto, é só secar e guardar.

Segundo Helo, as toalhas também podem ser colocadas nas máquinas que lavam e secam. A temperatura é entre 90 e 100 graus, o que não danifica a fibra. Só para ter uma ideia, o ferro funciona a 160 graus para algodão. “Usar sempre o vapor e passar no sentido da fibra. Este é um dos cursos que ofereço para as empregadas”, comenta.

Para as toalhas, basta deixar secar apenas

 

Manchas encardidas

As peças que encardem são as roupas brancas e também existem técnicas para que elas demorem a sofrer dano. Inevitavelmente roupas brancas perdem o brilho e o frescor, mesmo sendo bem cuidados. Mas, Helo sugere uma receita básica para recuperar o branco e para retirar o amarelado das roupas. Veja abaixo:

– Coloque água fervente em uma panela o suficiente para cobrir a peça;

– Acrescente sabão em pó até que a água fique bem azul (70 gramas) e mais 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

– Deixe de molho nesta água por 6 horas;

– Em seguida coloque na lavadora de roupas e lave no clico longo.

É importante frisar que o cloro não é recomendado para as roupas porque as amarelam com mais facilidade. “Utilizo o cloro somente para panos de prato que são muito usados porque são 100% de algodão”, diz a personal oganizer.

roupa encardida

 

Fonte: ZapImoveis