Deixe sua casa cheirosa com aromatizantes. Saiba como fazer

Oléos essenciais são ótimos para promover o bem-estar e equilibrar a mente

aromatizante eucalipto

Os aromatizantes são ótimos para deixar a casa com um cheirinho sempre agradável. Eles podem ser usados em todos os cômodos, mas há uma diferença entre eles. Alguns apenas espalham um cheiro bom no ar e outros podem ser usados com óleo essencial, que tem efeito terapêutico.

Segundo Cris Ventura, consultora de Feng Shui e blogueira do Canto do Feng Shui, a aromaterapia usa óleos essenciais e podem ser usados para promover o bem-estar e para equilibrar a mente. “Os aromas que não contém óleo essencial são apenas cheiros e, portanto, não possuem a capacidade de tratar o ambiente e seus moradores com intenções de relaxamento”, complementa.

É importante frisar que cada ambiente recebe um tipo de essência. Depende, também, da intenção das pessoas que ocupam aquele cômodo.

Cris conta que no quarto, que é um lugar de descanso e intimidade, pode ser usado o óleo essencial de ylang-ylang, que estimula o romance e é afrodisíaco. “Para dormir e relaxar o ideal é o óleo essencial de lavanda que é relaxante e ajuda a dormir melhor”, diz a consultora.

aromatizante laranja

A cozinha é um ambiente que mistura muitos cheiros. Por isso vale usar o óleo de laranja, que é revitalizante e clareia os pensamentos. Para as varandas que têm muitas plantas, vale usar o cheiro de citronela. Além de ter um aroma agradável, ajuda a afastar os insetos.

O óleo essencial de canela é estimulante e favorece a interação entre as pessoas. Por isso, Cris orienta o seu uso na sala, que é um lugar de alto astral e sociabilidade.

aromatizante de canela

“Para o home-office ou local de estudo vale usar óleo essencial de Alecrim que estimula a concentração e a memória, ou óleo essencial de Limão que aumenta a concentração e estimula a leitura e estudos”, diz Cris.

E, no banheiro? Use o óleo de Eucalipto que é neutralizador de odores e transmuta energias. Outro bom óleo essencial é o de Pinho que é antisséptico e desinfetante. Todos esses são aromas refrescantes.

Modo de preparo

cerâmica

Segundo Cris, para usar os óleos essenciais recomenda-se de uma a nove gotas de óleo num recipiente de cerâmica ou no aromatizador, que pode ser também elétrico. No caso de lavanda ou ylang-ylang, deve-se usar no máximo três gotas.

Outra ideia interessante é utilizar os aromatizantes nos chãos com piso frio ou então nos azulejos.

“Após a limpeza, pode misturar em um balde com 1 litro de água 10 gotas de óleo essencial de eucalipto ou pinho. Depois é só passar no chão com um pano úmido”, orienta a consultora.

Fonte: ZapImoveis