Decoração para casa pequena: tem solução!

Com algumas ideias bem simples (e sem quebradeira!), um ambiente de dois cômodos pode ficar lindo e bem-arrumadinho

Os poucos metros quadrados não podem ser sinônimos de bagunça ou falta de decoração. Se sua casa tem só dois cômodos e você não sabe o que fazer para separar o que fica no quarto do que deveria ficar na parte da sala, calma. Nós temos várias soluções para manter tudo no lugar e ganhar mais privacidade sem perder espaço. A arquiteta Flavia Pontes afirma que “é importante manter a funcionalidade de cada área”. Agora pense: o que você quer para a sua casa? Responda a essa pergunta e descubra abaixo a melhor opção para você. Mude hoje mesmo!

Para quem quer mais privacidade

Divisórias ou portas de correr são uma boa opção: elas dão a privacidade necessária para a área do quarto, sem isolar demais o espaço, e ainda deixam a casa mais bonita. Além disso, não ocupam muito espaço. “Você pode utilizar diversos materiais, como madeira, vidro, alumínio e chapas metálicas”, afirma a arquiteta. E vamos combinar que são bem charmosas!

Mais luz nos ambientes

estante vazadaAposte numa estante vazada para iluminar mais a casa. Essa solução não separa completamente os dois ambientes, mas deixa bem delimitado até onde vai a sala e onde começa o quarto (só não pode deixar a cama bagunçada quando vem visita, ok?). O bacana é que, nesse caso, você também guarda coisas na estante. Móveis modulares, que encaixam várias caixas abertas, também são ótimos!

Precisa de uma solução rápida

Quer uma opção simples e bonita? Vale colocar um biombo, que dá um ar retrô! A vantagem é que é só comprar o biombo e colocar onde você quiser. Outra ideia legal (e barata) é usar uma cortina (no meio do ambiente mesmo). É só prender no teto com ganchos específicos. Flavia explica que “um tecido grosso ou de cor escura garante maior privacidade, mas deixa o ambiente mais escuro”. O bom é que existem milhares de estampas e tecidos para escolher. biombo

Pretende dividir sem reformar

Se o espaço não é tão pequeno, vale investir em um armário. Ele tem a mesma função de uma parede, mas sem a sujeira de uma reforma. Nesse caso, meça bem antes de comprar para não prejudicar a área de passagem (não pode ser muito apertada) e a iluminação de todo o ambiente. Dica: o armário não precisa ir até o teto: “O fato de ser mais baixo ajuda a não isolar completamente a área”, sugere Flavia.

Fonte: Viva Mais