De malas prontas: descubra como organizar sua mala de viagem

sxc.hu / De acordo com a consultora em organização, Rosângela Campos, da Domus Organizzare, a primeira coisa a se pensar antes de começar a mala é o clima da região para onde você está indo e a previsão do tempo para os dias em que você vai visitar o lugar. Porém, é bom ser prevenido e levar um conjunto completo do clima oposto, em caso de mudança brusca na temperatura.

Você também deve pensar as roupas e acessórios de acordo com as ocasiões – se você for para trabalhar leve roupas mais formais – mas não esqueça das peças básicas. Caso você queira aproveitar os momentos de folga para passear, se pretende sair para uma balada ou para um jantar requintado também leve roupas para essas situações.

Se você estiver indo para um hotel ou casa de um amigo, informe-se se é necessário levar roupa de cama e de banho. Caso viaje de ônibus, é bom levar uma mantinha à mão, pois o ar-condicionado pode estar com a temperatura mais baixa do que o seu gosto. Quem toma remédios regularmente não pode esquecê-los. Além disso, é bom levar, em uma bolsinha, um kit com remédio para dores e enjoo.

Hora de compor a mala

“Quando começar a colocar as roupas na mala, é bom escolher peças de cores neutras, assim pode trocar os conjuntos”, alerta Rosângela. Você deve colocar um conjunto completo para cada dia de viagem (as trocas são extras),  dois pares de sapato (procure os que combinam com as roupas que você esta carregando), um par de chinelos e um tênis. “Para facilitar distribua os conjuntos completos em cima da cama, ajudando a visualizar os looks”, sugere a consultora.

Checklist:

Acessórios
Biquínis
Pijamas/camisolas
Roupas íntimas
Por último: Produtos de higiene

 Dicas extra:

- Aproveite os espaços internos de sapatos e tênis para guardar bijuterias, meias e roupas íntimas (você pode embrulhá-los em um saquinho antes de fazer isso).
- Se a viagem for de carro, sapatos vão em bolsa separada das roupas
- Se a viagem for de avião, itens como bijuterias e outros vão na bagagem de mão (que no caso de compras extras, pode auxiliar na hora do check-in)
- Leve na mala sacos de TNT – coloque os sapatos dentro e depois aproveite para guardar as roupas usadas

Para que as camisetas não amassem, nada de rolinhos! Coloque a camiseta sobre a cama e uma folha de papel de seda em cima, sobreponha outra camiseta e outra folha, e assim vá empilhando, suas camisas vão chegar intactas ao destino.

Hora de montar a mala

Rosângela sugere que as calças devam ir abertas, forrando a mala (deixe as sobras para fora). Depois das calças, faça o mesmo com os vestidos e outras roupas compridas. Os próximos a entrarem na mala são os sapatos, aproveitando ao máximo a altura da mala. Coloque as camisetas, bermudas, shorts, e demais peças em pilhas. Tudo acomodado? É hora de aproveitar os cantinhos. Lá coloque coisas menorzinhas e que não amassam.

As últimas coisas que se coloca na mala são: um par de chinelo, pijama ou roupa confortável para quando você chegar no destino poder trocar de roupa e relaxar. Depois de tudo acomodado, feche as calças e vestidos que sobraram para fora por cima das demais roupas e feche a mala.

Na frasqueira, você deve guardar produtos de higiene, maquiagens, cosméticos e coisas que quebram facilmente. Na bagagem de mão: máquina fotográfica (vai que você veja algo interessante no caminho), óculos  de sol ou grau e remédio para enjoo. O casaco pesado deve ir fora da mala: se você for de avião, ele vai na mão, se for de carro ele vai em uma sacola ou em uma capa apropriada.

Deixe em casa:

- O terceiro par de sapato
- O segundo casaco pesado
- Aquela roupa que você está em dúvida
- O terceiro livro
- A roupa extravagante

Fonte: Hagah