Cotação caprichada

É normal que um condomínio precise frequentemente de produtos e serviços, e escolhê-los bem é fundamental

Fazer cotações, selecionar e contratar tudo o que for necessário para a manutenção de um condomínio não é tarefa fácil, mas também pode não ser tão complicada quanto se imagina. Basta saber organizar bem a escolha.

Para Michel Lacerda, encarregado de providências de uma administradora, realizar cotações de produtos e serviços é uma tarefa simples, mas requer bastante atenção do comprador para entender a necessidade do cliente e realizar pesquisas de mercado para organizar as solicitações, transferências e registros de informações. “É muito importante também verificar a idoneidade da empresa a ser contratada”, explica.

Fabio Kurbhi, diretor de outra administradora, concorda que é importante escolher entre empresas previamente cadastradas e das quais já se conheça o trabalho. Ele afirma que o ideal é fazer no mínimo três cotações de compras, sejam elas de lâmpadas, produtos de limpeza ou qualquer outro tipo de insumo que o condomínio necessite.

Cuidados na escolha – A seleção de um bom fornecedor depende da manutenção de um cadastro amplo dos mais variados segmentos, por isso é importante que se faça o registro relacionado a cada serviço prestado.

Segundo Emídio Ribeiro, representante de uma administradora, há alguns pontos importantes no processo de compra ou contratação de serviços em um condomínio.

“Entre eles é preciso ter conhecimento sobre a estabilidade financeira ou lastro comercial da empresa prestadora, sobre a qualidade dos produtos, custos e benefícios, transparência na comunicação e referências de clientes satisfeitos.”

Tecnologia pode ajudar – Fazer uso da tecnologia na hora de cotar produtos e pesquisar fornecedores é algo essencial atualmente.

O Condoplaza, por exemplo, é uma das fontes de referência no mercado condominial para a compra e venda de produtos e serviços.

Trata-se de um sistema de cotações e compras utilizado por administradoras de condomínios, síndicos e compradores em geral. Esse público usufrui de um catálogo com milhares de fornecedores que atendem o setor.

O que observar antes de contratar

  • As instalações das empresas refletem o cuidado que elas possuem com seus produtos e serviços
  • As referências de mercado das empresas a serem contratadas são muito importantes na hora da decisão.
  • É importante na hora da cotação que tudo seja minucioso para orçar coisas iguais e não semelhantes ou diferentes

Fonte: iCondominial