Confira as dicas para diminuir as despesas de condomínio

Para diminuir os gastos com a manutenção de condomínio, uma boa alternativa é fazer um “check-up” predial. As inspeções podem ajudar a reduzir gastos em até 50%. O engenheiro e diretor da Delphi, David Gurevitz, especializada em check-up predial, destaca algumas dicas para conter despesas. “Há medidas simples, mas que são eficazes para evitar os desperdícios nos gastos de luz, água e manutenção”, afirma.

Gurevitz dá dez dicas para saber se o edifício está em dia.

1- A “economia inteligente” é a utilizar os equipamentos e fazer as instalações corretamente. Quase não exige investimentos e é responsável pela redução de gastos desnecessários sem prejudicar a qualidade de vida dos moradores.

Desligar elevadores fora do horário de uso permite economia de gastos sem investimentos Foto: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo

2- Uma vez por dia deve-se fazer vistorias. Assim, vazamentos em bombas d’água que possam aumentar a conta no fim do mês, por exemplo, podem ser evitadas.

3- Mesmo que sejam simples e realizadas pelos porteiors do edifício, o check-up predial pode ser feito por engenheiros mecânicos ou eletricistas, que vistoriam e avaliam todas as instalações e estruturas do condomínio, assim como o consumo mensal de água e energia elétrica.

4- Da forma mais abrangente possível, as vistorias também devem observar estruturas civis, instalações elétricas, de gás e de combate a incêndios. Além de representar economia, o check up desses itens diminui os riscos de incêndios e desabamentos.

5- Para diminuir o desperdício na conta de água é preciso ler diariamente o hidrômetro, e, em caso de alteração em relação à média diária, chamar imediatamente um bombeiro para procurar o vazamento e corrigi-lo (inclusive verificando torneiras e sanitários de todos os apartamentos).

6- A troca das tubulações antigas de ferro por tubos de PVC também ajuda a reduzir vazamentos, reduzindo também o consumo de energia.

7- Uma dica importante é desligar elevadores fora do horário de uso, pois permite economia de gastos sem investimentos.

8- A coleta de água da chuva para uso do prédio gera economia na conta de água e na conta de luz.

9- Elevadores modernos permitem economia de energia que pode chegar a 40% do consumo, além do aumento de segurança.

Fonte: Extra