Confira 15 dicas para usar o sal na limpeza

Você já deve estar cansado de ouvir que o excesso de sal faz mal à saúde, mas você sabia que o sal pode ser um poderoso aliado na hora de limpar a sua casa? É isso mesmo, o sal pode ser utilizado para espantar as formigas, pode acabar com o mofo e também pode te ajudar a remover a ferrugem dos metais.sal

Sapatos sem mau cheiro: Espalhe um pouco de sal dentro dos calçados logo depois de usá-los. O sal absorve a umidade dos sapatos e evita a proliferação de bactérias que causam odores.

Mantenha as roupas com cores vivas: É comum as cores das peças irem desbotando após algumas lavagens. Misture sal com água para lavar e enxaguar roupas coloridas e pretas. Use 1 colher de sopa de sal para cada 10 litros de água.

Remova manchas de sabão do banheiro: Misture uma parte de sal para quatro partes de vinagre e esfregue o líquido sobre a mancha do azulejo do banheiro.

Deixe a cafeteira limpinha: Encha a sua cafeteira com água e coloque quatro colheres de sopa de sal. Depois é só ferver a água para limpar o recipiente.

Limpe panelas com restos de comida: Se a panela ficou tempo demais no fogo e o alimento grudou no fundo, adicione sal para remover a sujeira mais facilmente.

Tire manchas de mofo das roupas: Se alguma peça que você adora ficou esquecida no guarda-roupa e acabou mofando, o sal pode te ajudar. Prepare o suco de um limão e adicione 1 colher de café rasa de sal. Molhe as manchas de mofo com essa misture e deixe a peça ao sol por duas horas. O sal mata os fungos e o limão tira as manchas. Depois é só lavar a peça normalmente.

Espante as formigas: Espalhe um pouco de sal pelos cantos da casa, como janelas e armários para evitar o aparecimento de formigas.

Deixe as esponjas com cara de novas: Misture água fria com sal e mergulhe as esponjas nesse líquido. Elas vão ficar novinhas pois o sal age como desinfetante. Utilize 1 colher de sopa de sal para cada copo de água.

Retire manchas de copos de móveis de madeira: Faça uma pasta com óleo de cozinha e sal, use uma medida de sal para duas de óleo. Passe a pasta sobre o local que está manchado. Depois use um pano seco para remover a pasta.

Acabe com as manchas de suor das roupas: Dissolva quatro colheres de sopa de sal em um litro de água e deixe as peças manchadas de molho por três horas. Depois desse período, enxágue a roupa como de costume.

Limpando as panelas de ferro: Para facilitar a limpeza de panelas com gordura, polvilhe um pouco de sal, deixe no local por alguns minutos e remova o excesso de sal com um papel toalha. O sal também pode ser usado para retirar manchas em xícaras de chá e café.

Deixe um objeto de metal brilhando: Misture partes iguais de sal, vinagre e farinha. Em seguida, aplique a mistura sobre o objeto que deseja limpar.

Tampe buracos de pregos na parede: Prepare uma pasta com partes iguais de sal, amido de milho e água. Use essa mistura para tampar pequenos buracos feitos nas paredes.

Geladeira limpinha: Adicione uma colher de sal e uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água. Essa solução pode ser usada para limpar a geladeira, pois ajuda a eliminar o mau cheiro.

Remova manchas de ferrugem dos metais: Faça uma pasta com sal, creme de tártaro e água. Aplique a pasta sobre as manchas e deixe o objeto no sol para secar.

Fonte: Universo Jatobá