Como transformar minha cozinha em um espaço gourmet

O espaço gourmet se tornou um dos ambientes mais desejados para quem gosta de cozinhar e receber os amigos

cozinha gourmet

Está a fim de dar uma cara nova a sua cozinha e ainda não sabe como? Que tal investir em decoração e transformá-la em uma cozinha gourmet? Para quem gosta de cozinhar, não há nada melhor do que fazer isso em um ambiente confortável no qual você se sinta à vontade para receber amigos e familiares!

Se você gostou da ideia, então aprenda a fazer isso gastando pouco. Confira:

Prefira móveis práticos

Para ter uma cozinha gourmet, você deve selecionar bem os móveis que colocará no ambiente. Não precisa sair correndo e ir para alguma loja de móveis planejados, afinal a ideia não é fazer uma reforma. Tente reutilizar os móveis que já tem, deixando-os os mais funcionais. Lembre-se que o principal item de uma cozinha gourmet é a funcionalidade. Uma mesa velha pode ser reformada, armários ganham vida nova com ganchos e nichos podem ser aproveitados como área de armazenamento!

Invista em um balcão ou em uma bancada

A ideia de uma cozinha gourmet é receber visitas e fazer com as pessoas passem mais tempo no local. Uma bancada, além de dividir harmoniosamente o ambiente, é um ótimo convite para que seus convidados fiquem por mais tempo, se sentando para um drinque ou um papo enquanto você prepara a refeição do outro lado.

Mais prateleiras do que armários

Para que a sua cozinha fique com uma cara bem gourmet, invista em prateleiras. O chef deverá ter tudo a mão para facilitar o trabalho, e as prateleiras permitem esse tipo de ação. Pense sempre em acessibilidade na hora de montar o ambiente. Imãs para facas e utensílios de cozinha nas paredes também funcionam muito bem e dão charme ao local.

Acessórios dão um toque especial

A parte decorativa é a mais simples e não exige um alto investimento. Na maior parte das vezes, o grosso dos gastos em uma cozinha gourmet está nos acessórios e utensílios. A maioria dos fabricantes de eletrodomésticos tem linhas gourmet, que são bonitas e funcionais. Mas são também muito mais caras que as versões comuns dos equipamentos.

Para não estourar o orçamento, faça uma lista com os que você mais usa e comece por eles. Se você é uma confeiteira de mão cheia, invista em uma batedeira, se você curte massas, dê prioridade a uma máquina de massas e assim por diante. Com o tempo, você vai adquirindo mais peças.

Boas facas são fundamentais

porta facasTodo cozinheiro que se preze tem boas facas. Além de facilitar a sua vida no preparo dos pratos, um belo faqueiro pode ser a peça de destaque na sua decoração.

Criatividade para decorar

Não há regras para a decoração, o importante é sempre buscar harmonia nas composições. As tendências mais fortes nas cozinhas gourmet são os visuais clean. Valoriza-se o aço inox em pias e nos utensílios. Bancadas de pedra escura ou madeira tratada também não tem erro. Mas, no fim das contas, o que interessa é que o ambiente seja confortável para você e seus convidados.

Fonte: Imóvel WEb