Como ter uma cozinha mais ecológica

A sustentabilidade está em alta e marca presença em todos os cantos. Se cada pessoa fizer a sua parte, o mundo ficará melhor. E você, já sabe como contribuir?

mid section view of a woman cutting vegetables

- Antes de lavar os pratos, deixe a louça na pia, mergulhada em água e detergente, para facilitar a limpeza.

- A água do cozimento de vegetais é rica em nutrientes. Então que tal usá-la novamente para fazer sopas, novos cozimentos ou até mesmo regar as suas plantas ou o seu jardim?

- Uma maneira muito eficiente de tirar a gordura de um recipiente sujo é usar borra de café. Basta passá-la na sujeira, deixar agir por alguns minutos e depois lavar com água.

- Experimente trocar o detergente comum por uma mistura de água e vinagre. A receita é um terço de vinagre na embalagem vazia de detergente e o restante de água.

- Na hora de cozinhar grãos, deixe-os de molho por algumas horas antes de cozinhar. Assim, o alimento vai soltar menos gás e economizará tempo na hora de preparar a refeição. Enquanto estiver cozinhando, tampe a panela ou prefira uma panela de pressão.

- Sempre procure o selo da Procel quando comprar novos equipamentos.

- Aproximadamente 15% da conta de luz é responsabilidade dos aparelhos que ficam desligados, porém em stand by. Desligue o micro-ondas da tomada se não estiver usando-o.

- Um litro de óleo que é jogado pelo ralo chega a poluir 1 milhão de litros de água dos rios.

- Sempre separe o lixo reciclável do orgânico.

- A geladeira é um eletrodoméstico que consome bastante energia elétrica, por isso evite deixá-la aberta por muito tempo.

Fonte: Blog Ademilar