Como misturar estampas na decoração

Confira 10 dicas para combinar estampas e deixe o visual da sua casa ainda mais interessante

misturar estampasA mistura de estampas e a conexão de estilos continuam em alta na decoração. E, como frisam os profissionais da área, hoje praticamente tudo é permitido no momento de planejar os ambientes da sua casa. Isso para que você consiga transmitir a sua personalidade em cada cômodo e tudo fique realmente com a sua cara. Veja aqui como mesclar formas e cores.

1. Busque referências, inspire-se e abuse da criatividade. “O mais importante é ter um ambiente aconchegante e alegre para receber amigos e familiares”, afirma a designer Renata Dallari, da área de desenvolvimento de produto da Armazém Paludetto, loja de tecidos, móveis e objetos de decoração.

2. Combine estampas florais ou étnicas com listras e xadrez. “Tanto as estampas florais como as de estilo étnico podem ser misturadas com desenhos geométricos e listras. Aposte em uma padronagem mais marcante e coordene-a com outras um pouco mais discretas”, orienta a designer.

3. Misture uma estampa grande com outras pequenas. “Para que a composição não fique cansativa, se você optou, por exemplo, por uma estampa floral com desenhos grandes, coordene-a com outras peças com estampas pequenas e mais delicadas”, aconselha Renata.

4. Para não errar, procure estampas que tenham cores em comum. Vale apostar em cores vivas como coral, turquesa, amarelo, esmeralda e azul-cobalto, que estão em alta e ajudam a alegrar o lar. “Você pode definir essas cores como base e pincelar algumas estampas a partir delas”, recomenda a profissional.

5. Se você quer mesclar as estampas, mas não gosta de arriscar muito, monte um ambiente monocromático.Priorize uma cor e selecione móveis ou peças da decoração com estampas em que prevaleçam variações da cor escolhida, apenas com toques de outras tonalidades neutras, como branco, bege e cinza.

6. Aproveite os diferentes elementos disponíveis para trabalhar. Você pode, por exemplo, usar uma estampa no papel de parede, optar por um sofá neutro e investir em almofadas coloridas e estampadas.

7. Lembre-se de que você pode dar apenas um toque dessa tendência à sua casa, sem precisar trocar os móveis. Insira estampas nas almofadas, no tapete ou em uma luminária.

8. Caso a proposta seja criar uma decoração ousada, experimente trabalhar com contrastes. “Escolha um móvel ou uma peça de destaque com uma estampa em que prevaleçam cores frias [variações de azul, verde e roxo] e insira objetos que acrescentem no ambiente pinceladas de tons quentes [amarelo, vermelho e laranja]. Os itens em nuances mais quentes ficarão realçados no espaço”, orienta Renata, lembrando que, nesses casos, é importante ficar atento para não cometer exageros.

9. Preocupe-se em criar um espaço no qual você se sinta confortável. “Uma coisa é olhar uma foto de um ambiente decorado e gostar do projeto. Mas conviver com o espaço diariamente é diferente”, alerta Renata. Por isso, ela ressalta que vale analisar bem as peças escolhidas, principalmente quando você opta por tonalidades fortes, mais marcantes.

10. Tem receio de arriscar? Escolha apenas uma peça estampada e brinque com as texturas dos outros objetos. Isso também ajudará a dar movimento ao ambiente e deixará o local com mais personalidade. “Experimente mesclar tecidos diferentes, como seda, linho, jacquard, veludo etc. Atualmente, quase tudo é permitido na decoração. Abuse das possibilidades”, conclui Renata.

Fonte: Web Casas