Como manter a sua lavanderia organizada

Saiba que é possível deixar a lavanderia sempre em ordem, mesmo com pouco espaço

lavanderia 1A lavanderia, em geral, conta com um espaço reduzido, no qual você precisa armazenar uma série de itens para a manutenção e limpeza da casa. “Por isso, programar o ambiente com móveis que otimizem sua utilização e mantenham o local visualmente bonito é essencial”, ressalta o arquiteto Marcelo Rosset, de São Paulo (SP). Confira a seguir as dicas do profissional para deixar a sua área de serviço em ordem no dia a dia.

1. Instale prateleiras para organizar os produtos de limpeza. “Elas podem estar aparentes ou dentro de armários”, diz Rosset. Mantenha os produtos usados diariamente em uma prateleira de mais fácil acesso, desde que em uma altura suficiente para ficar fora do alcance das crianças. E deixe os itens utilizados na faxina semanal em um local mais alto.

2. Tenha um armário para guardar vassouras, escadas, tábua de passar e aspirador de pó. Se não for possível planejar um armário que comporte todos esses objetos, invista em suportes fixados na parede para as vassouras, rodos e até mesmo escadas

3. Prefira lâmpadas fluorescentes. Como esquentam menos, deixarão o ambiente mais agradável no momento de passar roupas, por exemplo.

4. Reserve um espaço para um cesto para roupas sujas e outro para roupas lavadas. Há diversos modelos, desde os plásticos àqueles com design mais moderno.

5. Escolha uma tábua de passar roupa que possa ser recolhida quando não estiver sendo usada. A peça pode, inclusive, ficar embutida dentro de um armário ou uma gaveta.

6. Instale um cabideiro próximo à tábua de passar roupas para pendurar as peças passadas. Isso deixará o processo de passar as roupas mais fácil e ágil.

7. Se tiver pouco espaço disponível, considere substituir o tanque de louça por um tanque de aço inox embutido em um tampo de granito. “Assim, você pode colocar um armário na parte inferior do tanque para guardar baldes e bacias”, indica Rosset. Outra boa maneira de otimizar a área da lavanderia é optar por uma máquina que agregue as funcionalidades de lavar e secar roupas ou, então, você pode colocar a máquina de secar sobre a de lavar.

Fonte: Web Casas